Setor florestal cobra solução de entraves econômicos em Mato Grosso

0
165

Reuniram-se diversos empresários do setor de base florestal na última terça-feira(16) na cidade de Sinop com o governador do estado de Mato Grosso, Mauro Mendes.

Com a iniciativa de cobrar a solução de entraves fiscais e tributários que têm afetado o desenvolvimento econômico do setor há meses, foi o tema de recorrentes reuniões com a Secretaria de Estado de Fazenda.

Mauro Mendes ouviu, dos mais de 20 empresáriospresentes, relatos das implicações diárias no desenvolvimento das atividades do setor originadas pela cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da tora, cobranças das taxas de licenciamento florestal e de identificação da madeira, além de problemas gerados pela falta de adequação da Lei do Fethab, e dos constantes problemas técnicos nos sistemas online de emissão de notas fiscais e documentos necessários para a comercialização dos produtos florestais.

Após ouvir as reivindicações, Mendes garantiu que até esta quinta-feira, 18, apresentará uma resposta em relação a cobrança do ICMS da tora, que precisa estar em acordo com a lei do Simples Nacional, na qual estão enquadradas cerca de 95% das empresas do setor florestal mato-grossense. Sobre as outras pautas, ficou agendada uma nova reunião , no dia 25/04, em Cuiabá, juntamente com o secretário de Estado de Fazenda, Rogério Gallo, para definir os encaminhamentos necessários. “Estamos há vários meses buscando soluções que promovam o desenvolvimento econômico do setor e, consequentemente, do estado. Esperamos que agora, com a promessa do governador, os problemas se resolvam”, reforçou Frank Rogieri, um dos diretores do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem).

Também participaram da reunião, os secretários de Estado da Casa Civil, Mauro Carvalho, e de Desenvolvimento Econômico, Cesar Miranda, além do deputado estadual Dilmar Dal Bosco.