Com objetivo de prestar um melhor atendimento aos deficientes auditivos a parlamentar Elisa Abrahão – PRP apresentou a indicação nº 285/2019 pedindo a capacitação de psicólogos na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), visando atendimento aos deficientes auditivos.
Para a vereadora essa capacitação se torna uma importante conquista para quem não ouve e precisava ser acompanhado de um intérprete no consultório. “A disponibilidade de atendimentos psicológicos a deficientes auditivos possibilitará à pessoa surda o sentido de cidadania pela simples possibilidade de garantia do seu direito em poder buscar os serviços junto a um profissional que se comunica em sua língua. Pessoas com deficiências são cidadãos como todas as outras e possuem os mesmos e isso por si só já deve ser visto como ponto focal. O que elas precisam para avançar em seus propósitos é que suas necessidades sejam respeitadas e adequadamente atendidas”, destacou Abrahão.
A matéria cita a importância do acompanhamento tanto das crianças por psicólogos, quanto dos adultos, tendo em vista que na esfera da psicologia se podem trabalhar aspectos emocionais, cognitivos e sociais que são de extrema importância para o cidadão. Além disso, o profissional especializado pode atuar em questões variadas, que vão desde dificuldade de aprendizagem e de socialização a conflitos entre colegas, familiares e sociedade em geral. “Um psicólogo inclusivo para atender deficientes auditivos desde a infância até a fase adulta é indispensável para promover a melhor compensação do processo e facilitar as condições para seu desenvolvimento, como também para dar suporte para o enfrentamento das inevitáveis dificuldades que se apresentam na caminhada, tanto oriundas da própria deficiência e das relações no ambiente escolar e social e do contexto de vida”, explicou a parlamentar.
A propositura subscrita pela bancada de situação foi encaminhada aos setores competentes da municipalidade a fim de analisar a matéria.