Secretaria de Educação cumpre cronograma de prestação de contas sobre a gestão nas escolas

0
60

A ação será realiza em diversas escolas durante este mês

A equipe diretiva da Secretaria Municipal de Educação de Lucas do Rio Verde reuniu-se, na tarde de terça-feira (07), com gestores e profissionais da Escola Érico Veríssimo para apresentar o balanço administrativo, financeiro e pedagógico referente aos dois primeiros anos de gestão e meses iniciais de 2019. O encontro seguiu o modelo de reunião encaminhado em abril na Escola Cecília Meireles, quando o prefeito Luiz Binotti também esteve presente para dialogar com os profissionais, e vem se repetindo em outras unidades escolares da rede municipal.

A reunião foi conduzida pela secretária Cleusa Marchezan De Marco, que apresentou dados referentes à gestão da própria Secretaria, à estrutura organizacional, financeira e administrativa da escola e exibiu gráficos específicos e gerais sobre a aplicação de recursos próprios ou provenientes de convênios com o Estado e a União em todas as 17 unidades da rede municipal de ensino. “Cada segmento da comunidade escolar precisa entender a necessidade de participar ativamente dos conselhos e organismos de gestão democrática para que haja um controle efetivo e sistemático dos recursos aplicados e a garantia da qualidade do ensino-aprendizagem”, declarou.

Na sequência, a coordenadora da Assessoria Pedagógica, Hosana Caetano, e os assessores pedagógicos, Ione de Fátima Souza da Silva, Osmar Cícero da Silva e Deolinda Maria Marques Pereira, apresentaram dados gerais e específicos referentes à avaliação diagnóstica dos níveis de aprendizagem e graus de proficiência e ainda quadros comparativos relacionados ao desempenho na Prova Brasil com a finalidade de identificar os pontos fortes e críticos e corrigir distorções.    

Ainda segundo a secretária Cleusa, a aprendizagem das crianças é resultado de profissionais dedicados e de ações planejadas pela atual administração para desenvolver a educação do município. “São vários projetos que estão em andamento que visam melhorar cada vez mais a qualidade do ensino, como formações continuadas, incentivo ao trabalho pedagógico, inovação na metodologia aplicada em sala de aula e fortalecimento das comunidades escolares”, frisou.

Nos últimos dias, também foram visitadas as escolas Eça de Queirós, Vinicius de Moraes e Caminho para o Futuro. Segundo a programação, na sexta-feira (10), a Escola São Cristóvão será a próxima da agenda. Ainda no mês de maio, a sequência tem previsão de ida na Menino Deus, Fredolino Vieira Barros e Olavo Bilac.

  • Ascom Prefeitura/Educação – Neri Malheiros