Parque de Chapada dos Guimarães pode ser privatizada, anuncia Governo Federal

0
81

Governo Federal quer repassar, ainda neste ano, o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães à iniciativa privada, em um modelo de concessão. A medida foi anunciada pelo ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. Ele comentou que, ao todo, devem ser privatizadas, ao menos, 20 unidades de conservação no Brasil. A informação foi publicação pelo Estadão, no último sábado (11).

Além de Chapada, também estão na lista, entre as prioridades para privatização, Jericoacoara (CE), Lençóis Maranhenses (MA) e Aparados da Serra (RS). Segundo o jornal, a intenção é que as administrações dos parques sejam entregues a empresas interessadas em explorar as regiões, com oferta de serviços e turismo. O ministro define o modelo como “toma que o filho é teu”.

Conforme o Estadão, o ministro explicou o objetivo do governo com as concessões. “A gente tem de dar uma destinação econômica para as unidades de conservação, para diminuir a dependência do orçamento público. Senão, essas áreas não terão saída”, disse Salles. “Você pode fazer o discurso mais bonito do mundo sobre o meio ambiente, mas, se não dermos uma mais-valia econômica para as unidades de conservação, estaremos sempre a reboque do orçamento federal.”

Questionado sobre o modelo de concessão, o ministro disse que a ordem é repassar às empresas tudo o que for possível, mantendo o mínimo sob a alçada do governo. “A concessão do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, por exemplo, feita no fim do ano passado, foi péssima. Fizeram uma concessão meia-boca, de alguns serviços, dizendo que 80% tinha de continuar sob o comando do ICMBio” declarou Salles. “O resultado é uma concessão em que o empreendedor não tem quase nenhuma liberdade de atuação. Vamos inverter a lógica dessas concessões. Vamos estabelecer um mínimo de restrições. De resto, toma que o filho é teu”, complementou.

Ao todo, 20 parques deverão entrar no pacote de concessão até o fim do ano. Todos são controlados pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) e incluem algumas das regiões de belezas naturais mais conhecidas do País.

O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães foi criado em 1989 e tem área total de 32.630 hectares. Ele abrange o município de Chapada dos Guimarães e também Cuiabá. Por ano, a estimativa é de que o parque receba mais de 100 mil visitantes.