Representante da Semec participa de evento em Brasília sobre alimentação escolar

0
77

A nutricionista Lidiane Kolling Oberherr, que atua na Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), participou, nos dias 7 e 8, do Encontro Técnico de Nutricionistas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) da Região Centro-Oeste. O evento foi promovido em Brasília, pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e tratou de temas como os aspectos qualitativos e quantitativos dos cardápios, menus para alimentação infantil e os guias alimentares do Ministério da Saúde.

Para a nutricionista, participar de eventos assim é muito válido para poder balizar as ações que são desenvolvidas em Sorriso frente às ações que são promovidas por diversos municípios de todo o Centro-Oeste. “A atuação do profissional da nutrição se reflete na promoção da saúde das pessoas, garantindo que o organismo receba todos os nutrientes necessários para seu bom funcionamento, e no meu caso, que atuo na Semec, o foco é garantir que os alunos recebam os alimentos necessários para seu bem-estar físico e intelectual, visto que a alimentação também tem relação com o processo de ensino-aprendizagem”, relata.

Cabe à equipe de Nutrição da Semec elaborar o cardápio das 21.899 refeições que são servidas diariamente nas 35 unidades escolares (entre escolas e Cemeis), orientar as equipes que preparam os alimentos, e pensar em alternativas para as 110 crianças e adolescentes que são portadores de patologias relacionadas à alimentação, como alergias e intolerâncias.  Além disso, a equipe, composta por três nutricionistas, também promove ações de educação alimentar para os  mais de 14,5 mil alunos matriculados na rede municipal de Educação. 

TEXTO: NÁDIA MASTELLA