Mais de 30 produtores rurais da agricultura familiar de Sinop estiveram na última segunda-feira (20), na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para discutir uma parceria com a Cooperativa Agropecuária Mista Terranova – Coopernova a fim de fomentar a produção de fruticultura no município. Alguns produtores demonstraram interesse em desenvolver a atividade. A cooperativa disponibiliza as mudas, insumos, defensivos, assistência técnica e garante a aquisição total da produção.
O secretário da pasta, Billy Dal Bosco, na ocasião recebeu, também, as demandas dos produtores rurais. “O papel da secretaria é receber as demandas da agricultura familiar e auxiliar este produtores quanto a recursos financeiros e os entraves da produção. É necessário valorizar esta produção que é responsável pelo alimento do nosso dia a dia”, ressaltou.
Segundo Carlos Lavra, representante da Coopernova, culturas como maracujá, acerola, caju, abacaxi e goiaba são as principais para a produção de polpa, no entanto, o maracujá é responsável por 50% do consumo total. “É extremamente viável o plantio. O maracujá, por exemplo, é uma cultura com produção alta. Mesmo o produtor investindo em irrigação, é garantida a produção ao longo do ano”, informou.
Os técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico vão realizar um cadastramento de produtores interessados em aderir à parceria para iniciarem os projetos.