A Prefeitura de Sorriso está estruturando o Departamento de Recursos Humanos (RH). Ligado à Secretaria Municipal de Administração, o departamento está responsável por questões relacionadas aos fatores de comunicação entre a Prefeitura e o servidor, os planos de carreira, a saúde e segurança no trabalho, os planos de treinamento e desenvolvimento de pessoal, além de gerenciar a qualidade do ambiente organizacional.
“Nossa preocupação, desde o primeiro dia de gestão, foi a de colocar o servidor como nosso principal foco, visando garantir qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho. Esta gestão está comprometida com a questão da valorização do servidor, por isso estamos estruturando todo o RH, com profissionais capacitados que farão treinamentos com os nossos secretários, coordenadores e servidores. Isso é algo inovador, pois poucas Prefeituras investem em Recursos Humanos”, frisa o secretário de Administração, Estevam Calvo.
Como parte do cronograma de trabalho do departamento, durante esta semana a equipe do RH deu início aos treinamentos dos secretários e servidores responsáveis pelos RH’s setoriais. “Fizemos uma primeira apresentação para o prefeito Ari Lafin, o vice-prefeito Gerson Bicego, o controlador do município, Laércio Garcia, o procurador do município, Daniel Melo e os secretários e, posteriormente, demos início aos treinamentos com os RH’s setoriais”, explica a psicóloga do RH Verônica Berzuini.
De acordo com a psicóloga, o próximo passo será capacitar todos os servidores públicos. “Fizemos um cronograma e iremos nos reunir com todos os servidores para apresentar a eles, inicialmente, os seguintes temas: a cultura e estrutura organizacional a qual pertence, falar sobre direitos e deveres, código de ética, canais de comunicação, além de buscar os treinamentos específicos para cada área, quando solicitados”.
O Departamento de Recursos Humanos está composto de duas psicólogas, uma técnica de segurança do trabalho e uma assistente social. O RH ainda está responsável por questões relacionadas à segurança do trabalho. “Nossa equipe ainda irá mediar a relação da Administração com os servidores, estabelecendo um espaço de escuta direta para levantamento de estratégias de melhorias das relações de trabalho”, pontua Verônica.
Entre os canais de comunicação para denúncias, elogios e sugestões, que serão acompanhados pela equipe do RH, está a Ouvidoria, presente no site da Prefeitura de Sorriso (www.sorriso.mt.gov.br), que deve ser usada tanto por servidores públicos, para formalizar denúncias e sugestões internas, como por toda a população.
TEXTO: BIANCA ARRUDA