A proposta do vereador Dirceu Cosma tem como objetivo ocupar os terrenos públicos e produzir alimentos para a comunidade
Os vereadores aprovaram na noite desta segunda-feira (30), em sessão ordinária, o Projeto de Lei n. 13/19, que trata da criação de hortas comunitárias, utilizando terrenos públicos, localizados na área urbana.
A proposta é do presidente da Câmara, vereador Dirceu Cosma (PV) e visa ocupar os terrenos baldios e possibilitar que a comunidade possa se organizar e produzir alimentos.
“Qualquer bairro de Lucas do Rio Verde que tiver uma área pública sem utilização, os moradores podem se organizar com os vizinhos e fazerem a sua horta”, ressaltou Cosma.
O projeto existe em várias cidades brasileiras e também já foi desenvolvido no município, com resultados positivos. A proposta é melhorar a alimentação das famílias, principalmente, as mais carentes.
Além da produção de alimentos, as áreas podem ser ocupadas com o cultivo de plantas ornamentais, flores, frutas e ervas, desde que não sejam tóxicas e que não sejam utilizados agrotóxicos.
O presidente ressaltou ainda que, para as pessoas que gostam do contato com a terra, o cultivo de plantas e alimentos é uma terapia, podendo auxiliar no combate a ansiedade e stress.
“É uma ocupação saudável e ainda com a produção de alimentos sem agrotóxicos e com economia no fim do mês. Espero que a comunidade se organize e ocupe os espaços públicos.”
A forma como o projeto será desenvolvido ficará a critério do município, que poderá auxiliar os moradores com a doação de sementes, adubos orgânicos e orientações sobre plantio.
O projeto de lei segue para a sanção do prefeito Luiz Binotti.