O deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM) apresentou um Projeto de Lei para regulamentar modalidades como as provas equestres e a vaquejada em Mato Grosso. Segundo ele, a medida é necessária para fomentar as atividades no Estado e para impedir que a Justiça proíba as competições posteriormente.
O projeto de Dilmar foi apresentado em razão de uma decisão judicial que proibiu, em 1° de junho, a realização de provas de laço na Sétima Semana do Cavalo, em Cuiabá. A proibição foi feita poucas horas antes do início da disputa. Os empresários/organizadores afirmam que tiveram prejuízo de R$ 400 mil, em razão da medida.
A Justiça proibiu a competição a pedido do Ministério Público Estadual (MPE), que alegou que a disputa, que envolve cavaleiros laçando touros, é uma forma de maus-tratos aos animais. Os proprietários do haras negam que os animais sejam maltratados.
Dilmar criticou a proibição da disputa da Semana do Cavalo e afirmou que é fundamental que o esporte seja regulamentado. “É importante haver um Projeto de Lei que traga regulamentação dos bons-tratos aos animais em provas como vaquejada, provas de laço ou de tambor”, disse.
Ele comentou que está conversando com entidades como a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), Secretaria Estadual de Cultura e Ministério Público para chegar a um acordo referente às atividades equestres no Estado.
Com RDNews