Na semana em que a greve dos profissionais da Educação irá completar um mês, 54,89% das 767 unidades escolares do Estado estão em atividades integral ou parcialmente. O levantamento foi obtido com exclusividade pelo MidiaNews.
De acordo com os dados referentes a esta segunda-feira (24), 350 estão em atividades integralmente. Na semana passada, eram 346. Outras 71 escolas estão parcialmente funcionando. Ao todo, são 421 escolas em atividade.
Já 346 escolas ainda estão em greve, o que representa 45,11% das unidades do Estado. Na semana passada, eram 356 (46,41%).
Do dia 17 de junho até esta segunda, 10 escolas desistiram da paralisação.
Os servidores estão parados desde o dia 27 de maio e exigem, entre outras coisas, o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) e o cumprimento da lei da dobra salarial (aprovada em 2013), que dá direito a 7,69% a mais na remuneração, anualmente, durante 10 anos.
O governador Mauro Mendes (DEM) marcou um encontro com a classe para esta terça-feira (25). No entanto, ainda nesta segunda disse à imprensa que o cenário fiscal do Estado não mudou e não deve haver uma proposta de pagamento dos benefícios exigidos.
“Temos a Lei de Responsabilidade Fiscal e temos uma dura realidade financeira. Então, nós estamos, em qualquer diálogo que formos convidados, dispostos a conversar. Mas entendemos que poderemos fazer qualquer tipo de alteração na nossa conduta quando o Estado recuperar o limite de 49% em gasto com pessoal”, afirmou.