Itanhangá recebe Mutirão da Assembleia Social, com mais de 300 atendimentos

0
50

População teve acesso a serviços gratuitos de cidadania, como emissão de RG, e de valorização da autoestima, como maquiagem e penteados

Os vereadores de Itanhangá (510km de Cuiabá) Elza Moura (PP) e Bruno Félix (PSB), cientes da vulnerabilidade social da população local, vieram a Cuiabá para buscar parceria com a Assembleia Social (antiga Sala da Mulher). O resultado foi a 5ª edição de 2019 do Mutirão da Assembleia Social, promovida na última sexta-feira (05) no município do norte de Mato Grosso.

Foram oferecidos, gratuitamente, serviços de esmaltação de unhas; maquiagem; corte de cabelo, tranças e penteados; e recreação infantil – pela equipe da Assembleia Social e pela ONG Autoestima; emissão de identidade, pelo Espaço Cidadania da Assembleia Legislativa; atendimentos da Defensoria Pública de Mato Grosso; orientações em saúde e alongamento, pela equipe da Qualivida da ALMT; totalizando mais de 300 atendimentos.

O sorriso de dona Catarina Bitencourt de Vega (59 anos) chamava a atenção. Ela e a família toda participou do mutirão. Dona Catarina acompanhou o bisneto no corte de cabelo, a filha dela pintou as unhas e ela mesma fez alongamento, maquiagem e esmaltação das unhas. “A gente quer aproveitar a oportunidade, né? Eu estou amando, fui muito bem atendida”, conta.

Simara Antônia Campos, de 17 anos, preocupou-se com a emissão de identidade. Para ela, solicitou a 2ª via do documento, já que a 1ª via é antiga e a foto está muito diferente. Aproveitou para emitir o RG do filho mais velho, de três anos, e solicitar o corte dos cabelos dele. Ficou sabendo por um amigo, que soubera por um bilhete da escola local. Bem objetiva, disse participar do evento “porque é de graça”.

Dona Celi Maria Sandiogo (65) ficou sabendo do Mutirão da Assembleia Social pela própria vereadora Elza. “Recebi um whats dela”, conta. Fez maquiagem, cortou os cabelos e os trançou. “Estou muito satisfeita, muito feliz e mais linda”, conta sorridente e orgulhosa.

Os anfitriões fizeram de tudo para que a confraternização fosse completa: o vereador Bruno estava na logística e a vereadora Elza, preparando o almoço oferecido para toda a população presente, ao lado de uma dedicada equipe. “O povo do interior geralmente é esquecido. Mas nós procuramos a Dani Paula [diretora da Assembleia Social] e trouxemos esta ação que beneficiou toda a população. A demanda é muito grande e nossa população merece”, reflete a vereadora Elza.

O presidente da Câmara, Zilmar A. Rodrigues (PSDB), também acompanhou a ação e agradeceu a parceria. “Receber este projeto é muito importante para nós. Tudo aqui é de difícil acesso e a população é bastante carente”, destaca. O prefeito Edu Pascoski também esteve no Mutirão da Assembleia Social. “Vocês vieram e estão resolvendo alguns problemas [como emissão gratuita de RG] e trazendo um pouquinho mais de conforto, de orientações…”, observa Pascoski.

“Nossas portas seguem abertas para firmar novas parcerias com comunidades periféricas e municípios do interior. Nossa missão é levar cidadania e serviços a quem precisa, usufruindo de nossa equipe multidisciplinar e de parceiros. Já temos novas edições agendadas para 2019 e vamos firmar mais. Afinal, todo mundo merece ser valorizado, especialmente onde ações como essas não chegam”, concluiu a diretora da Assembleia Social, Daniella Paula Oliveira.

Fonte : AL-MT