Lucas: Poda de árvore vira motivo de protesto de grupo de moradores na Câmara de Vereadores

0
757


Na noite desta segunda-feira (15) durante sessão na Câmara Vereadores do Lucas do Rio Verde, um grupo de moradores realizou um protesto quanto as podas de árvores que estão sendo feitas na cidade.

Em posse de cartazes e balões, os moradores afirmaram que a poda realizada pela Prefeitura é na verdade “uma destruição e devastação”. Eles pedem que sejam feitas com qualidade e respeitando o Meio Ambiente.

O tema chegou a gerar discussão entre os vereadores Wagner Godoy e Marcos Paulista.

Um vídeo divulgado pela Prefeitura nas redes sociais, o engenheiro ambiental do Município, Kairo Oliveira, explica que a poda realizada no momento é uma poda mais radical, entretanto é para que possa dar formato nas árvores. “Essas árvores possuem uma rápida recuperação, e essa poda é para que possamos dar formato e depois fazer a poda ornamental, mantendo assim aquilo que foi feito nesse ano” explicou o engenheiro.

Mesmo com a explicação, nos comentários da publicação muitas pessoas criticaram o serviço e outras defenderam dizendo “que cada um pode, limpe e cuide das árvores em frente suas residências ou comércios”.

Acontece que o próprio município possui um manual de como deve ser realizada a poda das árvores para ser mantido um padrão, caso seja descumprido pode gerar multar. Entretanto o ato do Poder púbico contraria o próprio código de postura criado por ele.

Ainda conforme o manual, fornecido na secretaria de obras e meio ambiente, cada morador que deseja realizar a poda ou até mesmo o corte/retirada de árvore precisa de uma autorização da Secretaria de Meio Ambiente.

Já as pessoas que desejam plantar árvores em frente suas residências ou comércio é só procurar a Secretaria de Meio Ambiente, preencher um formulário e retirar gratuitamente no Horto Municipal uma muda.