A prefeita de Sinop, Rosana Martinelli, entregou nessa segunda-feira, 01/07, duas patrulhas mecanizadas para uso pela agricultura familiar. Uma será destinada à Associação dos Produtores Rurais da Comunidade Gleba Mercedes V, enquanto a outra será utilizada nas ações do viveiro municipal Roque Canelli e também estará disponível para produtores rurais.Durante a solenidade, Martinelli ressaltou a importância de incentivar os pequenos produtores rurais. “Hoje, a base da economia do Brasil é a agricultura e estamos focados, na nossa administração, em estar apoiando o pequeno produtor rural. É ele que movimenta nossa economia, fornece alimentos frescos e hortifruti para a nossa cidade. Também é importante porque a Prefeitura compra esses alimentos do pequeno produtor para compor nossa merenda escolar. Temos que dar condições para o produtor ficar na sua propriedade produzindo, dando assistência técnica e também maquinários, como a patrulha mecanizada. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, através do secretário, está pronta para dar toda a assistência necessária para todas as nossas comunidades rurais”, enfatizou.
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Billy Dal Bosco, os equipamentos, que incluem, além de um trator de 50 cv 4×4, uma grade aradora, uma roçadeira e uma carreta agrícola, auxiliarão diretamente as comunidades rurais no fortalecimento da atividade produtiva. “Esse maquinário será utilizado para fazer o atendimento ao pequeno produtor a fim de auxiliar sua produção. Isso vem ao encontro com o pensamento da prefeita, que é trabalhar com a agricultura familiar e trazer o mais próximo do cidadão sinopense”, ressaltou.
Para o presidente da Associação dos Moradores da Comunidade Campos Novos, Alessandro Gonçalves da Silva, a patrulha mecanizada auxiliará nas demandas e atividades agrícolas. “Esse maquinário será muito útil, porque a associação já tem alguns equipamentos, mas faltava o trator. No total são 507 lotes, mas vai conseguir auxiliar boa parte dos produtores”, informou.
Esta é a terceira patrulha mecanizada entregue às comunidades rurais. As outras duas foram repassadas em dezembro de 2018, para as entidades rurais Associação Comunitária Rural Nova Esperança e a Cooperativa Coopernop. Tais equipamentos são fruto de emendas parlamentares dos deputados Ságuas Moraes, Nilson Leitão, Dilmar Dal Bosco e Silvano Amaral.
O contrato de comodato tem duração de um ano podendo ser prorrogável. A solenidade de entrega contou com a participação dos vereadores Remídio Kuntz, Luciano Chitolina e Lindomar Guida.