PSFs de Lucas do Rio Verde contam com vacinas contra o sarampo

0
53

A Secretaria de Saúde de Lucas do Rio Verde-MT está orientado os pais e responsáveis a levarem as crianças de seis meses a menores de 1 ano para tomarem a vacina contra o sarampo.

De acordo com o Ministério da Saúde a vacinação é preventiva e deve alcançar 1,4 milhão de crianças em todo o país, que não receberam a dose extra, chamada de dose zero, além das previstas no Calendário Nacional de Vacinação, aos 12 e 15 meses.

De acordo com a Supervisora da Vigilância em Saúde de Lucas do Rio Verde, enfermeira Kely Paludo, não se trata de uma campanha “é uma dose exta que o Ministério está propondo, justamente porque nosso país está enfrentando um surto de sarampo, principalmente na região nordeste e sudeste”.

Apesar de Mato Grosso não ter registro de casos de sarampo nos últimos meses, é importante que aconteça a vacinação, tendo em vista a grande migração de pessoas, como no caso de Lucas do Rio Verde.

Kely Paludo, Supervisora da Vigilância em Saúde

“Todas as unidades básicas de saúde do município estarão recebendo todas as crianças (seis meses a menores de 1 ano) para a aplicação da dose da vacina contra o sarampo. Não será necessário agendamento e não terá um dia específico de vacinação, basta procurar com calma a unidade de saúde para fazer a vacinação”, frisou Paludo.

É importante destacar que a dose extra, não exclui as de 12 e 15 meses, já preconizada pelo Ministério da Saúde e que faz parte do calendário de vacinação para crianças. Outra orientação repassada pela Secretaria de Saúde é que a dose da vacina também está disponível para adultos.

“Os adultos de ate 49 anos também devem fazer a vacinação. Quem não tem o cartão e que por ventura não tem como comprovar que tomou todas as doses, deve procurar a unidade de saúde para fazer a vacina”, reforçou Kely Paludo.

Informações da Agencia Brasil, dão conta de que o país registrou nos últimos 90 dias, entre 19 de maio a 10 de agosto deste ano, 1.680 casos confirmados de sarampo, em 11 estados: São Paulo (1.662), Rio de Janeiro (6), Pernambuco (4), Bahia (1), Paraná (1), Goiás (1), Maranhão (1), Rio Grande do Norte (1), Espírito Santo (1), Sergipe (1) e Piauí (1). O coeficiente de incidência da doença foi de 0,80 por 100.000 habitantes.

O que é sarampo?

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Os principais sintomas do sarampo são: febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso.

Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

Fonte : ASCOM / LRV