A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizará, na próxima segunda-feira (26), evento para debater o autismo e a importância da neurociência na educação.
Denominado “I Jornada sobre o Autismo – Em Busca de uma Educação Inclusiva”, o evento é idealizado pelo deputado estadual Wilson Santos (PSDB) e será dividido em dois períodos. Às 8h será realizado um simpósio no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros. Na ocasião, a professora Marta Relvas ministrará palestra com o tema “As Múltiplas Eficiências para uma Educação Inclusiva”.
Marta é bióloga, doutora e mestre em psicanálise, neuroanatomista, neurofisiologista, psicopedagoga e especialista em bioética. Também é autora de livros e DVDs sobre neurociência e educação e membro efetiva da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento e da Associação Brasileira de Psicopedagogia (RJ).
Às 14h, no mesmo local, será realizada audiência pública para discutir a importância da neurociência na educação. Além da professora Marta Relvas e de deputados estaduais que compõem a Comissão de Educação da ALMT, participarão do debate o professor Kapitango-a-Samba, pós-doutor em educação, o terapeuta ocupacional José Otávio Motta Pompeu e a professora Misleine Ornellas Pinto, diretora-geral da Faculdade Invest, onde a disciplina de neurociência já foi inserida nos cursos de pedagogia.
Durante o evento serão sorteadas duas bolsas de pós-graduação da Faculdade Invest focadas no tema autismo para graduados em cursos na área da saúde.
RENATA NEVES / Assessoria Núcleo Social ALMT