O presidente da Argentina, anunciou na quinta-feira novas medidas econômicas, depois da derrota sofrida nas prévias eleitorais de domingo. Dessa vez, Macri reduziu e eliminou o IVA (imposto sobre valor agregado) de vários alimentos.
Entre os produtos beneficiados, estão pão, leite, azeite, arroz, açúcar, entre outros. A medida, segundo Macri, será publicada nas próximas horas e vale até o fim do ano.
“Confio (que esta medida) será um alivio para o bolso de milhões de argentinos”, afirmou Macri. “Vamos controlar que essa norma se cumpra em todo o país”, disse.
Na quarta-feira, a Macri já havia anunciado uma série de medidas destinadas aos trabalhadores e às pequenas e médias empresas. O governo argentino aumentou o salário mínimo, congelou o preço da gasolina e propôs um pagamento de bônus adicional aos trabalhadores.
A Argentina enfrenta um quadro difícil na economia. O país está em recessão, lida com uma inflação elevada e teve de recorrer ao Fundo Monetário Internacional (FMI) no último ano.
Fonte : G1