A Escola Municipal de Educação Básica Jurandir Liberino de Mesquita, na rua das Violetas, 2300, bairro Violetas, recebe entre esta segunda-feira, 26/08, e a sexta-feira, 30/08, sempre nos períodos matutino (a partir das 8h) e vespertino (a partir das 13h30), o projeto “Leitura em Ação, Cultivando Leitores”, da escritora Maria da Paz Sabino. A agenda visa despertar o hábito pela leitura em crianças e adolescentes, por meio de atividades diversas e o contato/diálogo direto com escritora. O fusca de cor amarela, ano 1974, que funciona como uma biblioteca voltante do projeto, também acompanha o trabalho. O momento vem propiciando, ainda, uma roda de conversa entre público leitor e escritora, de forma a ampliar o contato com a literatura. “É um trabalho extremamente importante pelo fato de aguçar nas crianças o desejo pela leitura e também pela produção literária de eles mesmos escreverem”, descreve Maria da Paz Sabino.
De acordo com o cronograma estabelecido entre Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura (S.M.E.E.C) e a escritora, até 20 de setembro o “Leitura em Ação, Cultivando Leitores” chegará até outras unidades de Ensino Fundamental: Emeb Aleixo Schenatto (02/09 a 06/09) e Centro Educacional (16/09 a 20/09). Nas unidades educação infantil, o cronograma definido engloba: Emei Alto da Glória (11 de setembro), Emei Elisete Dallabrida (25 de setembro), Emei Cecília Meireles (09 de outubro), Emei Tempo de Infância (23 de outubro), Emei Palmeiras (14 de novembro).
Além da presença e diálogo com a escritora e jornalista residente em Sinop, as crianças também estão sendo contempladas pela visita do piloto Gilmar Flores (Joaninha), vereador por Sinop e autor de projetos de lei de incentivo e formação de novos leitores.