Vereador indicou o estudo para reduzir custos e também por ser uma energia limpa
A energia solar corresponde à energia proveniente da luz e do calor emitidos pelo Sol. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), a geração de energia por meio de painéis solares dobrou entre janeiro e julho deste ano em todo o país, saltando de 50 mil sistemas para cerca de 100 mil.
Por ser considerada uma fonte de energia limpa, a energia solar é uma das fontes alternativas mais promissoras para obtenção energética reduzindo significativamente os custos com a energia elétrica.
Pensando nisso, o vereador Airton Callai (PRB) solicitou ao prefeito Luiz Binotti, para que seja realizado um estudo de viabilidade econômica para a implantação de uma usina fotovoltaica em Lucas do Rio Verde.
Conforme o vereador, a Indicação de n. 88/19, tem como objetivo analisar os altos custos com a energia elétrica e caso a instalação da usina seja viável, ela será para manter a iluminação dos prédios públicos, como escolas, creches e PSFs.
“A instalação de uma usina de energia solar fotovoltaica é uma maneira inteligente de você fazer um investimento e ele retornar rapidamente pro teu caixa. O que a gente quer é que essa energia limpa e sustentável seja colocada na rede e no futuro nós tenhamos uma redução no custo e sobre recursos para serem investidos em outros setores” disse o vereador.
Com o apoio de todos os vereadores, a indicação foi encaminhada para análise do Poder Executivo.