ONU investigará denúncias de violações de direitos humanos no Chile

0
110

Uma equipe do Birô de Direitos Humanos da ONU inicia nesta segunda-feira (28) uma visita ao Chile para investigar denúncias sobre 18 mortes no contexto de protestos naquele país, além de outras violações dos direitos humanos. 

Especialistas procuram esclarecer esses fatos e outras denúncias de crimes cometidos contra os manifestantes, de acordo com a porta-voz do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Ravina Shamdasani.  “Recebemos relatos de violações de normas e padrões internacionais relacionados ao uso da força pelas forças de segurança do Estado”, afirmou.  

O birô também monitora de perto a crescente crise no Chile, incluindo relatos de violações e abusos dos direitos humanos e a declaração do estado de emergência, enfatizou.  

As circunstâncias da morte de 18 chilenos, incluindo um garoto de quatro anos, não são claras, disse a porta-voz.  Além disso, acrescentou, a instituição nacional que acompanhou de perto esses casos indicou que em pelo menos cinco dessas mortes houve participação das forças de segurança chilenas.  

Todos esses relatórios serão verificados ​​durante a missão dos três especialistas, que será concluída em 22 de novembro, além de relatos de que 582 pessoas ficaram feridas nas manifestações no Chile, 295 delas com munição real, disse Shamdasani.  

Na semana passada, a Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, anunciou que três membros de seu gabinete examinarão as denúncias, se reunirão com vários setores coletarão informações sobre as medidas tomadas pelo governo.  

Fonte 247