Alunos do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), de Tangará da Serra, realizaram visita técnica ao Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental. A visita foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), por meio da Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros e foi parte da disciplina Manejo de Fauna Silvestre.
A visita foi importante para mostrar aos futuros profissionais como ocorre, na prática, a aplicação de técnicas de manejo ambiental que visa a proteção das espécies e de seus ecossistemas e como as decisões tomadas por biólogos especialistas na área garantem essa conservação, explicou o biólogo e doutor em zoologia Diones Krinski, Gerente de Fauna Silvestre da Sema.
Os estudantes aprovaram a visita. Durante a estadia em Cuiabá também conheceram o Centro de Medicina e Pesquisa de Animais Silvestres da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e acompanharam atividades educativas e de pesquisa realizadas no centro.
A estudante do 8º semestre, Jaine Gonçales, destacou que durante a aula de campo pode observar a importância do trabalho coletivo, desde a captura até a destinação dos animais para a natureza.
“Foi importante ver o trabalho da Polícia Ambiental e da Sema sobre o cuidado com os animais silvestres. Pudemos perceber que é um trabalho árduo, que envolve muito amor, carinho e dedicação. É extremamente importante o contato direto com essa prática e ver que temos profissionais capacitados e dedicados”.
Wuglenya Daislla, academia do 10º semestre, afirmou que a visita foi uma grande fonte de aprendizado pois possibilitou o contato direto com os animais integrando a teoria estudada em sala de aula com a prática e o cotidiano do manejo de fauna.
“Nos possibilitou ver que pessoas que praticam atos de maus tratos e crueldade contra animais podem ser punidas e a forma como estes animais são tratados e recuperados quando chegam ao Batalhão”.
Por meio dessa visita técnica tivemos a oportunidade de acompanhar um pouco da rotina do papel desempenhado pelos profissionais da área ambiental e militares, ressaltou Kamila Rezende, também aluna do 10º semestre .
“Pudemos conciliar tudo que aprendemos durante a teoria da disciplina de Manejo de Fauna com o que nos foi apresentado hoje, além de também evidenciar os desafios que envolvem a captura, recuperação e destinação de animais silvestres no nosso Estado”.
Universidades e cursos técnicos que tiverem interesse em fazer a visita técnica no Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental podem encaminhar a solicitação pelo email: [email protected]
Fonte Governo do Estado