Ícone do site Hora 1 MT Notícias

Eleições Uruguai

O candidato da oposição a presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, afirmou nesta segunda-feira (25) que o resultado do segundo turno das eleições presidenciais é “irreversível” e que o atual presidente, Tabaré Vázquez, o telefonou.

No entanto, Lacalle Pou evitou declarar, com clareza, vitória sobre o governista Daniel Martínez. O candidato da coalizão de esquerda Frente Ampla não reconheceu derrota até a última atualização desta reportagem. O vencedor do pleito só deve ser conhecido ao fim desta semana (veja mais adiante por quê).

“Ele não nos ligou nem reconheceu o resultado, que pelo nosso ponto de vista é irreversível”, afirmou Lacalle Pou de acordo com o jornal “El País”.

Candidato Lacalle Pou anuncia vitória nas eleições do Uruguai, mas opositor não aceita

“Seja qual for o resultado, existirá um diálogo com Lacalle Pou, conforme exige nossa rica tradição democrática. Quando for confirmado que ele foi eleito, vou saudá-lo pessoalmente”, afirmou.

Por que a eleição do Uruguai está indefinida?

O resultado das eleições presidenciais uruguaias só deve ser conhecido formalmente no fim desta semana, informou a Corte Eleitoral na noite de domingo. O motivo é que, de tão acirrada, a apuração dependerá da contagem dos chamados “votos observados”.

Com 100% das urnas apuradas — os “votos observados” não entram nessa contagem —, o resultado era o seguinte:

  • Luis Lacalle Pou (Partido Nacional) — 1.168.019 votos (50,6% dos votos válidos)
  • Daniel Martínez (Frente Ampla) — 1.139.353 votos (49,4% dos votos válidos)

Ao todo, segundo a Corte Eleitoral, houve 35.229 votos observados que não entraram na conta das urnas apuradas. Esse total seria capaz de superar a diferença de 28.666 entre Lacalle Pou e Daniel Martínez — embora o candidato da situação precisasse conquistar uma margem muito grande desses votos ainda não contados.

FONTE : G1.com.br

Sair da versão mobile