Os moradores da região oeste receberam a notícia de que serão contemplados com recursos federais na ordem de R$ 1,3 milhão em emendas parlamentares federais. O anúncio foi feito durante audiência pública da agricultura familiar, realizada pela Assembleia Legislativa em São José dos Quatro Marcos (300 km a oeste de Cuiabá), no dia 22 de novembro.
Conforme o deputado estadual Dr. Gimenez (PV), organizador do evento, o objetivo é a aquisição de uma usina de asfalto móvel que beneficiará os 14 municípios que compõem o Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal. “Atualmente, uma das principais demandas da região é na área da infraestrutura, que afeta muito o escoamento dos produtos da agricultura familiar”.
Para o deputado federal José Medeiros, que esteve no município para prestigiar a audiência pública, foi muito importante levar esse debate técnico e propositivo na área da agricultura familiar para o oeste de Mato Grosso. Ele frisou que esta é uma área socialmente mais sensível, por estar na área de fronteira do Brasil com a Bolívia e merece atenção.
“Temos trabalhado no Congresso Nacional por políticas públicas que possam beneficiar a produção voltada também aos pequenos produtores, de modo a alavancar o desenvolvimento regional e promover a geração de emprego e renda aos cidadãos, estamos vivemos uma nova fase no Brasil”.
O prefeito de Glória D’Oeste, Paulo Remédio, que é presidente do Consórcio, afirmou que o recurso vai ser usado para adquirir uma usina de asfalto móvel, montada sobre o chassi de caminhão, que vai atender os municípios da região que são muito próximos um do outro. “Foi uma surpresa muito boa saber que estamos sendo vistos pelos nossos representantes estaduais e federais”.
Entre os municípios que integram o Consórcio do Complexo Nascentes do Pantanal estão: Araputanga, Cáceres, Curvelândia, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu e São José dos Quatro Marcos.
Nova agenda
Uma nova programação voltada à agricultura familiar será realizada na região oeste pelo deputado Dr. Gimenez no mês de maio de 2020, com a proposta de oferecer continuidade às solicitações dos produtores e técnicos em eixos, como crédito fundiário, fortalecimento das cadeias produtivas, implantação de agroindústrias e Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Fonte Gabinete do deputado Dr. Gimenez