A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Saúde, abraçou a campanha Outubro Rosa e movimentou diversos órgãos públicos e empresas privadas do município com ações e atendimentos direcionados à saúde da mulher. Somente no mês alusivo, foram disponibilizados 400 encaminhamentos de mamografias para serem realizadas em uma clínica particular de Sinop (custeio da Prefeitura), por meio de agendamentos.
A aposentada Terezinha Steinbach conta que estava muito preocupada com algumas alterações nas mamas. Então, aproveitou a campanha para procurar uma unidade de saúde e solicitar o exame. “Eu fui muito bem atendida. Espero que todos que precisam também consigam realizar o exame e que todo o ano tenham ações como essa, pois ajuda muito as pessoas que não têm condições de pagar para fazer no particular”, diz a aposentada.
Durante as ações em outubro, também foram realizados 1.070 preventivos de colo uterino, mais de 3 mil vacinas, centenas de testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites e exames de check-up, além de outras atividades ligadas a estética e ao exercício físico. Conforme a prefeita Rosana Martinelli, o número de pessoas à procura de informação e atendimento aumentou no mês dedicado à mulher, cumprindo o objetivo da campanha de conscientizar e prevenir a comunidade quanto à doença.
“Fechamos o mês de ações com o sentimento de gratidão, afinal, conseguimos atingir o objetivo principal, que é prevenir as mulheres de danos maiores no futuro. Para isso, abrimos diversas unidades de saúde no final de semana, fomos até o Hospital Regional, o Procon também abriu as portas para esta campanha, além das muitas empresas privadas que permitiram que os atendimentos fossem realizados no local de trabalho durante expediente das funcionárias. A ação feita por toda equipe de saúde municipal foi linda e não vai parar com o término da campanha”, frisa a gestora.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Gerson Danzer, ainda há mamografias disponíveis para a população. “Podem realizar o exame as mulheres com idade de 50 a 69 anos, as que apresentam históricos de câncer de mama na família ou as que estejam com alguma alteração no quadro clínico das mamas. Basta procurar uma Unidade Básica de Saúde e solicitar a mamografia de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13 às 17h”, explica o secretário.
As ações realizadas contaram com o apoio do Instituto Social Saúde Resgate à Vida (ISSRV) e das Faculdades Fasipe, Unic e Universidade Federal de Mato Grosso. Em novembro, as atividades preventivas são destinadas ao público masculino por meio da campanha Novembro Azul e que estão a todo vapor com atendimentos realizados, diretamente, no ambiente de trabalho dos homens.
O dia D será no sábado, dia 30, com a oferta de variados exames e atendimentos nas unidades de saúde do município, direcionados aos homens.
Fonte Assessoria da Prefeitura