Uma noite marcada pela emoção. A cerimônia de premiação do concurso “Desenhar, Contar e Encantar”, da Secretaria Municipal de Educação, realizada concomitantemente ao fechamento da Mostra Pedagógica da Rede Municipal de Sinop, no Dante de Oliveira, nessa quarta-feira, 27, além de homenagear crianças destaques nas sete categorias em disputa, levou às lágrimas muitos dos pais que acompanhavam os filhos na solenidade.
Orgulhoso, Elton Souza registrava todos os momentos em que a filha, Eliane, era homenageada no palco, na condição de campeã da categoria “Contos”, para as crianças dos sextos anos das escolas municipais. Mas não demorou muito para que o pai logo viesse a surpreender a própria filha quando decidiu correr ao encontro da pequena e a abraçar no instante em que ela ainda recebia a premiação. Uma cena que contagiou o público do Centro de Eventos.
“Só tenho a agradecer a Deus por ter uma filha maravilhosa. E, também, agradecer à rede pública de Sinop, pois chegamos há pouco tempo [na cidade]. Estou muito orgulhoso”, disse, ainda emocionado, Elton de Souza.
“Estou muito feliz porque é uma emoção ter ganhado o primeiro lugar”, comentou, também, a pequena Eliane, minutos após ser agraciada com uma bicicleta.
Elton não foi o único a expressar o que sentia, seja em palavras ou em ações, durante a festa de entrega dos prêmios aos 21 maiores leitores, desenhistas, chargistas e escritores da rede municipal. Como destacou a prefeita Rosana Martinelli, são atitudes como estas que fazem a gestão ter a certeza de estar avançando a cada dia na Educação porque as famílias estão vendo, na prática, os reflexos dos investimentos em educação. “Isso muito nos orgulha, pois este projeto nasceu de uma política de esforços com a Secretaria Municipal de Educação e que deu super certo. Um concurso que chegou a este patamar graças a uma ação que iniciou ainda no último ano, quando a Prefeitura investiu pesadamente na aquisição de 22 mil livros para toda as bibliotecas das escolas, investindo R$ 474 mil para que, então, nossas crianças fossem estimuladas ao mundo da literatura”, comemorou Rosana Martinelli.
Palavras endossadas pela secretária de Educação, Veridiana Paganotti, ao relembrar que cada uma das escolas de ensino fundamental receberam 445 livros cada para reforçar os seus acervos. “Estes resultados que vemos, hoje, só são atingidos graças a este esforço da gestão”, destacou a gestora.
O Desenhar, Contar e Encantar nasceu a partir de um anteprojeto de incentivo à leitura proposto pelo vereador Gilmar Flores e prontamente abraçado pela educação municipal. Hoje, o parlamentar é um dos grandes parceiros da iniciativa e, neste ano, durante as diversas práticas pedagógicas e atividades do projeto, percorreu as escolas também para difundir o trabalho. “Quanto mais rápido uma criança aprender a ler ela terá um entendimento melhor, principalmente das matérias que ela está estudando nas escolas. A Secretaria está de parabéns por elaborar esse projeto muito bem e, dentro dele, este concurso onde as crianças estão sendo premiadas e incentivadas”, destacou o parlamentar.
Além da categoria conto, o concurso também reconheceu trabalhos nos segmentos Desenho (alunos do 1º e 2º anos), Reconto de Literatura Infantil (3º ano), História em Quadrinhos (4º ano), Poema (5º ano) e Cartuns/Charges (7º ano). Heitor de Souza Krumenauer, da EMEB Valter Kunze, vice-campeão da categoria Desenho, contou que foi o contato com os livros que o fez desenhar e participar do concurso. “Era o desenho de um livro que eu achei bem legal. Então eu me inspirei. Fiquei muito feliz”, disse o pequeno.
O pequeno é uma das amostras das transformações proporcionadas pelo projeto dentro das escolas municipais. Nas palavras do próprio pai do pequenino, Eder Krumenauer, graças às atividades do Desenhar, Contar e Encantar, Heitor encantou-se pelo universo dos livros, dos desenhos. O responsável pela criança avaliou como positivo o investimento realizado pela Prefeitura neste processo.
“Ficamos muito feliz em ver o empenho das escolas. Hoje, você não diferencia a educação pública da particular. Eu vim de escolas públicas e o que eu vejo é o tanto de melhoria que eles fazem para o bem dos nossos filhos. Ver o filho da gente ser premiado em um evento desses é muito emocionante”, destacou o representante.
Como pontuou Eder Krumenauer, o projeto despertou uma nova realidade à família e ao pequeno. “Ele [Heitor] ficou tão feliz em participar do concurso que, hoje, ele limita o celular para pegar mais os desenhos. Se dedica aos desenhos, à leitura, à escrita que ele gosta por conta dos projetos que a escola passou para ele. Antes, era só celular. Agora não. Ele pede para desenhar todos os dias”, acrescentou o pai, ao relatar as mudanças.
Também orgulhosa estava a família Almeida ao ver Luíza Cabral Moreira de Almeida, da EMEB Taciana, faturar o prêmio de primeiro lugar na categoria Cartuns/Charges. Ao falar sobre o momento, ela lembrou que o concurso serviu, igualmente, como um momento para expressar sentimentos. “Eu, na verdade, comecei a ficar com o coração acelerado, começava a suar frio. Eu penso, primeiramente, que é uma boa oportunidade para quem quer se expressar em alguma coisa, largar algum sentimento bom. Se você consegue uma coisa boa em um lugar e leva para outro você se sente encorajada”, disse Luíza.
Ao acompanhar a filha na premiação, a professora Jackeline Cabral Loureiro de Almeida ressaltou a importância de momentos como estes para o crescimento intelectual da criança e as transformações proporcionadas pelo conhecimento. “Para nós, pais, é um prêmio também, pois a gente se esforça para que eles possam dar o melhor. Cobramos deles e isso para nós é um prêmio. Para mim, foi uma vitória. Fiquei apaixonada no evento. Desde o início, quando ela começou, e só por ela ter se classificado para nós já foi uma vitória”, falou a educadora.
“A prefeita incentivou, junto com a secretária de Educação, também. Essa premiação foi maravilhosa, mas o incentivo à leitura, ao desenvolvimento dessas crianças a buscar essa literatura é o que importa. Isso porque, hoje, as crianças estão muito envolvidas com tecnologias digitais, mas esse fato de elas terem que produzir desenvolve a mente delas, as faz valorizar o trabalho das crianças e das professoras que fazem com que as crianças busquem e produzam. Estamos muito felizes e orgulhosos”, considerou Jackeline.
À lista dos prêmios estavam bicicletas, patins, kits pedagógicos. Professores das crianças vencedoras também foram homenageados e premiados, bem como os diretores das instituições de ensino às quais os estudantes pertenciam.