A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, através do setor de Nutrição e Alimentação Escolar com a participação do Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE), realizou em novembro o Teste de Aceitabilidade na Escola Municipal 4 de Julho.
Segundo a nutricionista Angelina Curbani Garcia, o teste de aceitabilidade (cartelas lúdicas) foi realizado por amostragem na Escola Municipal 4 de Julho nos dois turnos, para medir o índice de aceitabilidade da alimentação oferecida aos alunos. Ao todo, são 1.287 alunos matriculados.
Nas demais escolas, a aplicação do TA seguirá o calendário do próximo ano, a ser definido no Plano de Trabalho Anual.
A nutricionista afirmou que o objetivo ao avaliar a aceitabilidade de um determinado alimento pelos estudantes é para determinar a qualidade do serviço prestado pelas escolas em relação ao fornecimento da alimentação escolar. Além disso, evita o desperdício de recursos públicos na compra de gêneros alimentícios com baixa aceitabilidade pelos escolares.
“A alimentação adequada e saudável em idade escolar é fundamental, pois auxilia no crescimento, desenvolvimento, aprendizagem e rendimento escolar”, ressalta a nutricionista.
A Resolução CD/FNDE nº 26 de 17 de Junho de 2013, preconiza a necessidade da Entidade Executora realizar o Teste de Aceitabilidade – TA aos alunos, com exceção da faixa etária de 0 a 3 anos que frequentam as creches.
Teste de aceitabilidade (degustação) é aplicado no CMEBI Cecília Meireles
No dia 13 de novembro, no CMEBI Cecília Meireles foi realizado o Teste de Aceitabilidade para a “degustação” da preparação do Bolo de Carne assado (quibe). Algumas turmas fizeram a degustação e os alunos votaram com a “cartela lúdica”. Segundo a Nutricionista RT Angelina Curbani Garcia, “foi contabilizada a aceitação para a preparação. Após esta etapa, o cardápio passará por alterações ou inclusão da nova preparação.
Método para execução do Teste de Aceitação (TA) com Cartelas Lúdicas
É uma das opções validadas para avaliação da aceitabilidade utilizando cartelas lúdicas. Essas cartelas são feitas com as expressões (carinhas) presentes no modelo de ficha de escala hedônica facial de forma individual.
Fonte Prefeitura Nova Mutum