O
bulking é um processo utilizado por muitas pessoas que participam de competições de fisiculturismo e atletas de alta performance, e tem como objetivo o ganho de peso para gerar massa muscular. Esta é considerada a primeira fase da hipertrofia. Como consequência desse ganho de peso, existe a necessidade, em seguida, de perder e transformar o excesso em músculo, em um período chamado de cutting. Assim, o bulking e o cutting são estratégias cujo objetivo final é elevar o peso, devido ao ganho de músculos, e perder de gordura.
Apesar do bulking ser mais realizado pelos fisiculturistas com o objetivo final de ganhar mais massa muscular e maior definição, também pode ser feito por pessoas que frequentam a academia e não querem competir, mas querem hipertrofia. É recomendada a orientação de um nutricionista para que o plano alimentar seja adequado, bem como de um instrutor para que os treinos também sejam realizados de acordo com o objetivo e o ganho de gordura não seja tão elevado durante o período de bulking.
Como fazer
Normalmente bulking é feito na off-season dos competidores, ou seja, quando os fisiculturistas não estão em época de competição e, por causa disso, podem ganhar peso sem grandes preocupações. O bulking consiste no consumo de mais calorias do que o que se gasta: o principal objetivo é o ganho de peso. Para isso, é recomendada a realização de uma dieta hipercalórica, com aumento do consumo de carboidratos, proteínas e de gorduras saudáveis.