Inserida à lista de atrações do Natal dos Sonhos, da Prefeitura de Sinop, a Casa do Artesão instalada na Praça da Bíblia vem se tornando um ponto de referência cultural e valorização ao trabalho do artista do município. Quem visita o espaço encontra uma variedade de produtos das mais diferentes naturezas e técnicas que dão vida a diversos itens e peças e que podem ser adquiridos a preços variáveis.
Quem visitou o espaço na noite dessa quarta-feira, 04/12, encantou-se pelo que viu. A farmacêutica Fábia Roberta Bartolomeu levou a família toda para a Praça da Bíblia e, de quebra, aproveitou a oportunidade para apresentar à mãe e à avó, que vivem em Nova Luzitânia (SP), a Casa do Artesão. Uma boa oportunidade para as visitantes também já assegurarem as compras de natal.
“Estou com minha família que é toda de São Paulo. Vieram minha mãe, minha avó. Viemos prestigiar a feirinha, o que é produzido aqui. Tudo muito lindo, no capricho”, comentou Fábia.
Dona Jane, mãe de Fábia, contou que essa foi a primeira vez conhecendo o Natal dos Sonhos, da Prefeitura de Sinop. “Encantador. Muito encantador ver todo esse capricho. Estão de parabéns as pessoas que idealizaram esse trabalho. Vale a pena visitar. Esses produtos irão para Nova Luzitânia, São Paulo, com muito carinho”, brincou a professora.
Já a matriarca da família, Edna Bartolomeu, dona de casa e também moradora do Estado de São Paulo, já tratou de assegurar presentes para a família, levando, por exemplo, chaveiros temáticos de Sinop. “Vale a pena visitar [a Casa do Artesão]. Acho que é muito legal porque vocês não buscam fora. Aproveitam tudo o que é da cidade, os frutos da cidade”, disse em uma referência à matéria-prima usada na realização das artes.
Para os profissionais do artesanato e que estão expondo todos os dias, a partir das 18h, o sentimento é de alegria. “Está muito bom. Eu, principalmente, estou vendendo bem. A gente atende bem aos fregueses, pois somos simples igual a eles. Aquela senhora ia levar dois chaveiros e acabou levando mais de 70 reais”, contou dona Terezinha Silva, uma das artesãs do espaço. Para vender bem, lembra a profissional, vale sempre destacar “do que é feito [o produto], que é da região”, brincou Terezinha.
Presidente da Associação dos Artesãos de Sinop, Nair Cassel destaca que o funcionamento da Casa do Artesão, desta vez em uma sede fixa, na Praça da Bíblia, também reflete na melhoria das condições de trabalho durante os dias de evento, bem como à maior comunidade dos profissionais. “É gratificante ver o público vindo nos visitar. Tem pessoas de outras regiões que estão visitando nossa cidade e vêm, ficam encantados porque, às vezes, na região deles não têm esse tipo de trabalho. Ficamos muito felizes em os ver comprando, um falando para o outro. Tem até trabalhos que vão para os Estados Unidos. É gratificante este espaço, este público. Todos os artesãos estão felizes”, destacou a dirigente.
Fonte Assessoria da Prefeitura