A décima oitava noite do Natal dos Sonhos, da Prefeitura de Sinop, nessa quarta-feira, 18, foi de alerta sobre a violência contra a mulher. No palco da tenda cultural montada na vila natalina, duas estudantes da Escola Municipal de Educação Básica Armando Dias, do bairro Boa Esperança, protagonizaram a encenação da Lei 11.340 (Lei Maria da Penha), que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar. De maneira lúdica e sob forma de poesia de cordel, as alunas levaram à comunidade a dramatização acerca dos artigos da legislação datada de agosto de 2006 e considerada um instrumento referência para a proteção de vítimas.
A poesia foi desenvolvida na unidade educativa e apresentada ao público na noite festiva e cultural. Conforme explica a sargento PM Lucélia Santos, coordenadora do projeto Patrulha Maria da Penha, falar sobre a violência contra a mulher significa manter em evidência um assunto preocupante e que, em Sinop, é responsável por índices alarmantes. “A PM acredita que o trabalho de violência contra a mulher se dá a partir do momento em que ela identifica que está sofrendo a violência dentro do lar. São vários tipos de violência e percebemos no dia a dia que, além das agressões como a física, a maioria das ocorrências registradas também é de ameaça verbal, xingamento, agressão moral”, alerta a coordenadora do projeto.
A apresentação da EMEB converge com a vigência da campanha Sinop Livre de Violência Contra a Mulher, lançada pela Prefeitura de Sinop no último dia 25 de novembro, data mundial de alusão ao enfrentamento a crimes contra o sexo feminino. Em Sinop, quando a pauta é a violência contra a mulher, o cenário preocupa. Conforme dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública, apenas em Sinop, até o mês de setembro deste ano, foram registradas 810 ameaças contra mulheres, 420 casos de lesão corporal, 14 estupros e dois homicídios. Só entre janeiro e setembro deste ano, Mato Grosso registrou 36 casos de feminicídio, o aumento chegou a 5,8%, se comparado com o mesmo período de 2018, quando foram registrados 34 casos.
Conforme dados da 2ª Vara Criminal da Comarca de Sinop, até 25 de novembro, 676 medidas protetivas requeridas por mulheres, no município, foram registradas. Em comparação aos dados do ano passado é quase 10% maior.
MAIS ARMANDO DIAS
Alunos da EMEB Armando Dias, orientados pelas educadoras Edineia Américo, Cristiane e Salete também levaram para o Natal dos Sonhos apresentações como declamação e dança típica de natal.
Fonte Assessoria da Prefeitura