O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) apresentou requerimento convocando os delegados Lindomar Tofoli e Anderson Veiga para prestarem esclarecimentos no plenário da Assembleia Legislativa. A convocação deve ser lida e votada em plenário na terça-feira (10).
Os dois delegados foram transferidos da Delegacia Especializada em Crimes Fazendários (Defaz) para a Diretoria Metropolitana, nesta semana. Segundo nota emitida pelo Sindicato dos Delegados de Polícia de Mato Grosso, “a remoção se deu em ato administrativo sem razões fáticas e fundamentação legal”.
Lúdio defende que os delegados possam explicar os fatos envolvidos na transferência, ocorrida em meio a denúncia feita pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), de que o governador Mauro Mendes (DEM) tentou usar politicamente o aparato policial da Defaz.
“O Legislativo não pode se omitir. O prefeito fez uma denúncia grave, acusando o governador de uso político do aparelho policial, e se ele trouxe um documento à Assembleia com esse teor. A Assembleia precisa dar algum encaminhamento. Além disso, na mesma semana, os dois delegados foram afastados da Defaz. Precisamos que eles esclareçam os fatos o quanto antes, para descobrirmos se realmente há uma tentativa de uso político da Polícia Civil”, disse Lúdio.
O deputado Lúdio Cabral destacou a necessidade de a Assembleia ouvir os delegados ainda neste ano, para que a situação possa ser esclarecida o mais rápido possível, em função da gravidade das denúncias.
Fonte Gabinete do deputado Lúdio Cabral