O número de mortes no trânsito de Sinop no perímetro urbano, no acumulado de janeiro a novembro deste ano, recuou 43% na comparação com o igual período de 2018, passando de 39 para atuais 22. Os dados são da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (STU) e abrangem as ocorrências situadas, apenas, em ruas, avenidas e marginais da cidade.
A relação entre o menor número de mortes frente ao início de operação dos dispositivos de controle e fiscalização de velocidade atrela-se ao efeito pedagógico proporcionado pelos equipamentos e que tem feito motoristas se atentarem para uma mudança comportamental, ao excesso de velocidade e a imprudência por eles praticados. Isso, independentemente, da posição de onde os equipamentos estão instalados.
“À medida que a cidade cresce, crescem também o número de habitantes e a frota de veículos. Consequentemente, passamos a observar a ocorrência sempre de acidentes pela cidade. No entanto, apesar de continuarem ocorrendo, quando a gravidade dos casos é menor também se registra um impacto direto sobre o número de mortes. A redução nos óbitos já é consequência direta da ampliação das políticas de gestão de trânsito, por meio das campanhas, do controle de velocidade que se pratica na cidade e que influenciam o fator comportamental dos motoristas”, destaca Alessandro Oliveira, Guarda Civil Municipal vinculado ao setor de estatística da Secretaria Municipal de Trânsito.
Pela série registrada pela STU, a configuração dos óbitos mostrou-se da seguinte forma: entre julho e agosto de 2019, quando a campanha pedagógica foi deflagrada (término de agosto), Sinop registrou 7 mortes no trânsito, número idêntico ao verificado para os mesmos meses de 2018.
Entretanto, já nos meses seguidos ao funcionamento dos controladores, o recuo já passa ser considerável. Entre setembro e outubro, diante dos acidentes ocorridos, 3 foram as mortes em 2019, contra 9 no igual período de 2018. Em novembro, 3 pessoas perderam suas vidas no trânsito, contra 4 no último ano.
“Além do foco de conscientização depositado nestes aparelhos, a administração busca com todo seu empenho a redução de óbitos em nosso trânsito como forma de preservação da vida”, salienta o técnico da STU.
De acordo com a Pasta, as principais causas dos acidentes são o excesso de velocidade, a imprudência e a direção perigosa ou inábil.
Evolução dos parâmetros de controle de óbitos
Bimestre 2018 | 2019
01 | 04 | 02
02 | 09 | 01
03 | 06 | 06
04 | 07 | 07
05 | 09 | 03
06 | 04 | 03