Em Sorriso, o número de casos notificados suspeitos de dengue, de 01 janeiro a 15 dezembro de 2019, chegou 482 casos suspeitos, sendo 153 casos confirmados para dengue, e 31 casos suspeitos de Zika, sendo 4 casos confirmados e 20 casos suspeitos de Chikungunya, sendo que 6 casos foram confirmados.

“As ações de prevenção e combate ao mosquito são permanentes e precisam serem  tratadas como prioridade pela população, que deve adotar medidas que impeçam o mosquito de nascer, nós temos que focar em não deixar o mosquito reproduzir e para isso eliminar tudo que possa acumular água”, explicou a coordenadora da Vigilância em Saúde, Taynná Vacaro.

Ainda segundo a coordenadora Taynná, neste período de férias temos que redobra a atenção, “antes de sair de férias, faça uma vistoria no seu quintal, e viaje tranquilo”, ressaltou.

*Veja dicas importantes na prevenção ao mosquito Aedes aegypti*

– Limpar o quintal, jogando fora o que não é utilizado;

– Tirar água dos pratos de plantas;

– Colocar garrafas vazias de cabeça para baixo;

– Tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água;

– Manter os quintais bem varridos, eliminando recipientes que possam acumular água, como tampinha de garrafa, folhas e sacolas plásticas;

– Escovar bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, pratos de plantas, tonéis e caixas d’água) e mantê-los sempre limpos.

-Vistoriar o quintal antes de sair de férias e eliminar qualquer objeto que possa reter água.

Fonte Prefeitura Sorriso