Sedec faz balanço positivo de atendimento

0
263

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) realizou um balanço dos atendimentos realizados em 2019 e o saldo foi positivo. Em março deste ano, a secretaria passou por reestruturação da estrutura física, com a locação de um prédio no centro da cidade, para ampliar a prestação de serviços ao público. A mudança deu resultado e foram mais de 1700 procedimentos realizados.

De acordo com o secretário da Sedec, Daniel Brolese, esse resultado é devido à dedicação e eficiência da equipe administrativa e técnica da secretaria. “Esse quantitativo é o reflexo do empenho dos servidores que oferecem assistência técnica de qualidade aos pequenos produtores rurais e microempreendedores. O efeito disso é o crescimento da cidade, diversas empresas se instalando, geração de empregos e a agricultura familiar fortalecida”, ressaltou.

A fim de fomentar os investimentos, foram realizadas diversas visitas in loco em empresas e indústrias da cidade, além de uma visita técnica em Tangará da Serra com o objetivo de conhecer um case de sucesso do município: a feira da agricultura familiar.

O ano de 2019 foi um marco para o turismo. A Sedec criou o Programa de Paisagismo, onde foram reproduzidas e plantadas mais de 300 mil mudas de flores para a ornamentação de ruas e avenidas da cidade.  Além disso, foi realizado pela primeira vez no município o 4º Fórum de Turismo do Portal do Agronegócio e o 1º Fórum de Desenvolvimento do Portal do Agronegócio com a participação de deputados estaduais e da Secretaria Estadual Adjunta de Turismo. Nesse evento, foi criada a Associação do Portal do Agronegócio, em parceria com os municípios de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Ubiratã, Cláudia, Santa Carmem e Tapurah onde Sinop é o município sede.

Para o agronegócio, a Sedec realizou diversas ações. Entre elas, está o projeto de melhoramento da bacia leiteira com a utilização de DDG – Melhoras de Leite e na Formação de Bezerros, cursos em parceria com o SENAR e Sindicato Rural, como Agente Sanitário Animal e Vacinação Febre Aftosa e Brucelose. Estes cursos oportunizaram a capacitação de mais de 80 pequenos produtores, com o objetivo de melhorar o atendimento nas comunidades rurais.  Já o projeto social SEMEAR, realizado em parceria com o Conselho da Comunidade, visa a ressocialização dos reeducandos do Presídio “Ferrugem”, através do plantio de abacaxi, quiabo, pimentão e batata doce. O valor da venda dos produtos será revertido em benefícios para os próprios reeducandos, além da diminuição da pena.

Ainda com foco na Agricultura Familiar, a Prefeitura implantou uma vitrine experimental no Viveiro Municipal Roque Canelli, ofertando conhecimento e tecnologias disponíveis para o cultivo de 10 espécies hortaliças e frutíferas aos pequenos produtores.

Todos os projetos serão mantidos e ampliados em 2020.

Fonte Assessoria da Prefeitura