Trump X Impeachment

0
60

Os deputados do Partido Democrata que atuam como promotores no julgamento de Donald Trump no Senado dos Estados Unidos protocolaram neste sábado (18) os argumentos para o impeachment. Os parlamentares alegam que a destituição do presidente é necessária para “garantir a integridade das eleições de 2020”, em que o republicano tentará reeleição.

Do outro lado, a defesa de Trump rechaçou as acusações contra o presidente. Em documento divulgado neste sábado, os advogados do republicano disseram que o processo é “um perigoso ataque” aos norte-americanos.

 

“Temos uma base legal forte. O presidente não fez nada de errado e acreditamos que vamos vencer esse processo”, disse uma das fontes ligadas a Trump em entrevista coletiva por telefone.

Presidente dos EUA, Donald Trump, durante comício em Ohio em 9 de janeiro — Foto: Jonathan Ernst/Reuters

Presidente dos EUA, Donald Trump, durante comício em Ohio em 9 de janeiro — Foto: Jonathan Ernst/Reuters

As acusações contra Trump aprovadas pela Câmara são as seguintes:

  • Abuso de poder ao pedir investigação ao presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, contra a família de Joe Biden. Deputados consideraram a ação uma “interferência de um governo estrangeiro” em favor da reeleição de Trump em 2020;
  • Obstrução ao Congresso por impedir diversas pessoas ligadas à sua administração de prestar depoimento (inclusive algumas que tinham sido intimadas) e por se recusar a entregar documentos aos investigadores durante o inquérito.

Deputados ‘promotores’

Processo de impeachment de Trump chega oficialmente ao Senado

Processo de impeachment de Trump chega oficialmente ao Senado

A Câmara dos EUA oficializou nesta semana o envio das acusações do impeachment aos senadores, que devem julgar Trump. Um grupo de sete deputados — todos do Partido Democrata — atuará como uma promotoria do caso. Os nomes foram definidos no mesmo dia em que a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, autorizou o envio do processo ao Senado:

  • Deputado Adam Schiff, presidente do Comitê de Inteligência
  • Deputado Jerry Nadler, presidente do Comitê Judiciário
  • Deputado Hakeem Jeffries
  • Deputado Jason Crow
  • Deputada Val Demings
  • Deputada Zoe Lofgren
  • Deputada Sylvia Garcia

Trump sofreu impeachment na Câmara dos Deputados há um mês — pelas regras dos EUA, o presidente impedido continua no cargo durante o julgamento no Senado. Somente se os senadores aprovarem, por dois terços dos votos, ele deve deixar o cargo. O Partido Republicano, governista, detém mais da metade das cadeiras.

Marcha das Mulheres contra Trump

'Fora Trump': manifestantes pedem saída de Donald Trump da Presidência durante Marcha das Mulheres de 2020 em Washington, neste sábado (18) — Foto: Manuel Balce Ceneta/AP Photo'Fora Trump': manifestantes pedem saída de Donald Trump da Presidência durante Marcha das Mulheres de 2020 em Washington, neste sábado (18) — Foto: Manuel Balce Ceneta/AP Photo

‘Fora Trump’: manifestantes pedem saída de Donald Trump da Presidência durante Marcha das Mulheres de 2020 em Washington, neste sábado (18) — Foto: Manuel Balce Ceneta/AP Photo

Assim como no dia seguinte à posse do presidente, em 2017, milhares de pessoas saíram às ruas de diversas cidades dos EUA para a edição deste ano da Marcha das Mulheres. Algumas manifestantes defenderam o impeachment de Trump.

Protestos nos EUA: mulheres marcham contra Trump e desigualdades de gênero

Protestos nos EUA: mulheres marcham contra Trump e desigualdades de gênero

Em Chicago, um grupo de mulheres parou em frente ao Trump Hotel — empreendimento do atual presidente. As manifestantes também protestaram contra as mudanças climáticas e as diferenças salariais entre homens e mulheres.

Fonte : G1.com