A Prefeitura Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação, reabre nessa sexta-feira, dia 17, a Casa de Passagem, localizada no bairro Jardim das Palmeiras, na Rua das Violetas, esquina com Rua dos Monjoleiros. De acordo com o secretário da pasta, Ademir Debortoli, a unidade foi toda reformada e ganhou mobília nova para ofertar o melhor atendimento ao público que necessita do serviço.
“Assim que assumi a Secretaria, uma das preocupações que a prefeita Rosana Martinelli me passou foi com os moradores em situação de rua e com as famílias que vêm de outras cidades e não têm alojamento em Sinop. Normalmente, estão em busca de trabalho ou estão, apenas, de passagem pelo município e, então, realizamos todos os procedimentos para reabrir a Casa e ofertar esse atendimento humanizado e gratuito”, declara o gestor.
Conforme a coordenadora do espaço, Bruna Nogueira, o local tem capacidade para receber, até, 30 pessoas (homem, mulher e família) em situação de vulnerabilidade, por um período máximo de 90 dias. “Acomodaremos pessoas com risco de rua até que eles restabeleçam a sua vida social, dando todo o suporte, desde o encaminhamento para o mercado de trabalho ou até mesmo para o retorno a sua cidade de origem”, explica Bruna.
Para utilizar o serviço o cidadão precisa realizar um cadastro junto ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) ou ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e, também, deve passar por uma entrevista na própria Casa, junto à uma psicóloga e uma assistente social, onde será realizada uma triagem para inclusão de dados no sistema. Caso a pessoa necessite do serviço em dias de final de semana ou feriados, ele será acolhido e orientando a fazer os trâmites burocráticos no próximo dia útil.
A Casa de Passagem é destinada apenas a cidadãos desabrigados, não acolhendo pessoas com problemas de saúde que buscam o município para a realização de tratamentos médicos, nem seus familiares ou acompanhantes. Este serviço é ofertado em outro tipo de casa de apoio, na qual tem especialidade para receber este público.
A unidade será administrada pelo Centro de Apoio e Reabilitação de Toxicômano e Alcoolistas (CARTAS).
Fonte Prefeitura de Sinop