sexta-feira, 22 novembro 2024
Início Mato Grosso Prefeitura traz Max Haetinger para falar sobre “A escola que encanta” aos...

Prefeitura traz Max Haetinger para falar sobre “A escola que encanta” aos professores sorrisenses

0
114

Uma escola atrativa, um ambiente colaborativo, com ênfase na troca de saberes e no diálogo com a comunidade. Quem vai falar sobre “A escola que encanta” é o doutor em Ciências da Educação e mestre em Educação a Distância, Max Haetinger.

O palestrante, que também é escritor, percorre o Brasil e o mundo apontando caminhos para que alunos e professores convivam em um ambiente atrativo e criativo, focado não somente em conteúdo, mas também em comportamento e valores.

A palestra, que começa às 19 horas, será ministrada no Auditório Magessi, do Centro de Eventos Ari José Riedi. O evento, promovido pela Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), marca o início do ano letivo e é aberto à participação de todos os profissionais da Educação de Sorriso, tanto das esferas municipal quanto estadual, federal ou privada.

Educação Especial

“Entendendo o Transtorno do Espectro Autista (TEA) na perspectiva da educação inclusiva” é o tema da formação que teve início às 7 horas de hoje (27), no Auditório Farroupilha, do Centro de Eventos Ari José Riedi e prossegue até amanhã (28), das 7h às 11 horas e das 13h às 17 horas.

O foco da capacitação é aprofundar as discussões sobre o TEA com os professores do serviço Atendimento Educacional Especializado (AEE), profissionais do Centro Municipal de Atendimento e Apoio à Inclusão da Educação Especial de Sorriso (Cemais) e professores regentes que trabalharão com alunos autistas ao longo deste ano. Os estagiários também receberão um novo aporte de conhecimentos na sexta-feira (31), também no Auditório Farroupilha.

No período da manhã, das 7h às 11 horas, o psicólogo Umberto Pelisser e a fonoaudióloga Daisy Polato passarão orientações sobre as funções do estagiário para os estudantes que atuarão na Educação Infantil e ministrarão a palestra “A importância da oralidade na Educação Infantil”. Já no período da tarde, das 13h às 17 horas, o trabalho será voltado para os estagiários da Educação Especial e quem acompanhará Umberto na formação é a psicopedagoga Fabíola Bendô.

Primeiros Socorros

Simultaneamente à formação sobre educação especial, a Semec está estendendo aos professores convocados no teste seletivo o curso de primeiros socorros. A formação está sendo conduzida hoje (27) pela equipe da empresa Bioseg, na Escola Municipal Aureliano Pereira da Silva, das 7h às 11horas e das 13h às 17horas. Os professores efetivos passaram por este curso nos dias 21 e 22.

JEPP e União Faz a Vida

Hoje e amanhã (27 e 28), profissionais que participam dos projetos A União Faz a Vida e Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) participam de formações específicas. Na Escola Municipal Ivete Lourdes Arenhardt, a formação é voltada para os professores que atuam com JEPP, que tem com foco o empreendedorismo e é idealizado pelo Sebrae.

Também com foco no empreendedorismo, a formação do União faz a Vida, será na sede do Sicredi, instituição que coordena todas as ações da iniciativa. As formações serão das 7h às 11 horas e das 13h às 17 horas.

Fonte Prefeitura Sorriso