Jardim São Paulo recebe plantio de mais de 400 mudas de árvores

0
110

Ação conjunta entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Sinop (SDS) e o Instituto Ação Verde resultará no plantio de mais de 400 exemplares de mudas diversas de árvores no bairro Jardim São Paulo. Até está terça-feira, 04, profissionais das instituições concluem a semeadura nas áreas de passeio público naquela localidade. O serviço iniciou na última semana e, desde então, vem sendo responsável pela introdução de espécies como jambo, manguba, ingá doce, tamarindo, oiti, pata de vata, ipê branco, amarelo e ipê rosa à paisagem.

Conforme explica a secretária municipal de Meio Ambiente, Ivete Frank Mallmann, com o plantio, o município estimula práticas de sustentabilidade, pois, além do cultivo, busca despertar a consciência ambiental do cidadão, chamando-o também para o exercício de zelar pelas mudas recém-plantadas. “É um compromisso nosso proporcionar uma melhor arborização urbana no município, pois, em geral, árvores são importantes aliadas em termos de redução de temperatura, ruídos, barulhos e demais. Além disso, estimula-se a biodiversidade”, destaca a gestora.

Na primeira etapa do trabalho, na última semana, só a avenida principal do bairro recebeu mais de 160 mudas. Na segunda-feira, 03, foram 150 em diferentes pontos de passeio público. Nesta terça-feira, último dia da ação, serão mais 100. Conforme explica o técnico do Instituto Ação Verde, Anderson Eduardo Wagner, são observados fatores como o porte das árvores na hora de executar o plantio nas diversas áreas. “Onde tem a parte do linhão são colocadas árvores de pequeno porte pequeno, como ipês, pata de vaca, por exemplo. Nas demais, são mudas de porte maior. A comunidade vem demonstrando apoio ao trabalho e, além dele, também solicitando mais exemplares para que se possa fazer o plantio”.

O plantio no bairro Jardim São Paulo atende a um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) celebrado com o Ministério Público Estadual,  com vistas à assegurar a arborização do bairro, em função das obras de pavimentação asfáltica realizadas naquela localidade.

Benefícios da arborização

As plantas transformam o gás carbônico do ar em oxigênio através da fotossíntese; contribuem para amenizar as altas temperaturas do verão diminuindo o calor através da evapotranspiração das folhas e do sombreamento; proporcionam alimento e refúgio para a fauna urbana, propiciando uma variedade maior de espécies, consequentemente influenciando positivamente para um maior equilíbrio das cadeias alimentares e diminuição de pragas e agentes vetores de doenças.

Outros benefícios estão na redução dos níveis de poluição através da fixação de poeira e de gases tóxicos; diminuição da velocidade dos ventos; e, também, na diminuição de ruídos; aumento nas opções de lazer em parques, praças e jardins; embelezamento das cidades.

Fonte: Assessoria da Prefeitura