Bolsonaro x Rejeição

0
116

Uma nova pesquisa realizada dessa vez pela XP Investimentos apontou que a gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é rejeitada por 36% dos brasileiros que consideram o seu governo ruim ou péssimo. Além disso, 30% consideram ótimo ou bom e 31% declararam regular.

48% veem economia no caminho errado. Mas 41% responsabilizam Lula ou Dilma

O estudo foi feito pelo Ipespe, uma empresa especializada em pesquisas, por ligações telefônicas, em que os operadores conversaram com os entrevistados. Para tanto, foram consultadas 1000 pessoas no período entre 16 e 18 de março de 2020. Em conformidade, a XP e o Ipespe confirmam a margem de erros em 3,2 pontos percentuais tanto para mais ou menos.

Em março, Bolsonaro manteve o índice de 36% (ruim e péssimo), que já foi registrado anteriormente em fevereiro. Por ora, a taxa regular tem uma oscilação de 29% para 30%. Observou-se que a aprovação da gestão do presidente sofreu uma queda de 4 pontos, ou seja, de 34 para 30%; com 0,8 pontos percentuais sobre a margem de erro máximo.

O período em que a pesquisa  foi feita pela XP coincidiu com os registros de panelaços em várias cidades brasileiras (terça-feira, quarta-feira e quinta-feira).

Outro detalhe que foi observado no estudo é que os brasileiros continuam acreditando que o baixo crescimento econômico se deve aos presidentes que precederam Bolsonaro. Em números, o percentual que responsabiliza o presidente pelo atual cenário é de 17%, contra 10% registrado em agosto de 2019.

Dentre os ex-presidentes que mais são responsabilizados pela crise econômica estão Luiz Inácio Lula da Silva (27%) seguido pela sua sucessora Dilma Rousseff (14%). Com a soma registrando 41%, os brasileiros acreditam que a culpa do cenário atual econômico se deve aos governos do PT que originaram o problema. E, para 48% das pessoas a economia encontra-se em um caminho errado.