A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Saúde comunica que devido o Ministério da Saúde ter repassado apenas 9,5 mil doses das poucos mais 46.000 doses para idosos e 21.000 para os profissionais da Saúde que deveriam ser repassadas para Cuiabá, a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra influenza que teve início nesta segunda-feira (23) terá uma pausa e só retornará com as imunizações na próxima sexta-feira (27).
De acordo com a Responsável Técnica pela Imunização- RT, Sandra Honr a Secretaria de Saúde manteve o início da campanha sob a promessa de que mais doses chegariam hoje. Entretanto, a resposta do Ministério da Saúde é de que os novos lotes só chegam na próxima quarta-feira (25).
“Nós preparamos e capacitamos toda a equipe para darmos sequência na vacinação mas o ministério informou que só enviará novas doses na quarta-feira. Dessa forma, faremos a distribuição para as unidades na quinta e na sexta-feira retornamos com a campanha”, explicou.
Ainda segundo a RT, as doses recebidas já foram basicamente distribuídas em sua totalidade sem aglomerações nos postos.
“Capacitamos nossas equipes para evitar aglomerações em combate ao Coronavírus. Dentre as medidas, optamos por iniciar a vacinação pelos acamados e idosos com maiores riscos em suas casas, e os demais que compareceram nas unidades receberam senhas”, frisou a RT ressaltando que o Ministério da Saúde também emitiu nota técnica nesta segunda,23 solicitando paralisação de outras imunizações do calendário vacinal – com prioridade para a primeira fase para a influenza.
CAMPANHA
Neste ano, a Campanha que normalmente é realizada na primeira quinzena de abril, foi antecipada pelo governo federal como estratégia para diminuir a quantidade de pessoas gripadas e, com isso, ajudar no diagnóstico de possíveis casos de coronavírus.
Ainda considerando esses cuidados, a vacinação será dividida em três fases: A 1ª de 23/03 a 16/04, com a vacinação para os idosos (60 anos e mais), profissionais da Saúde pública e privada. 2ª fase de 16/04 a 09/05 professores de escolas publicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, crianças de seis meses a menores de 06 anos, gestantes e puérperas (mulheres de até 45 dias após o parto) e povos indígenas. 3ª fase de 09 a 22/05 adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.
Em todo Brasil foram disponibilizadas 75 milhões de doses e o objetivo é atingir 90% de cada um dos grupos prioritários. A vacina previne contra três tipos de influenza: influenza A H1N1, influenza A H3N2 e Influenza B.