Deputado cobra proibição do corte de energia durante quarentena

0
120

deputado estadual Elizeu Nascimento (DC), presidente da CPI da Energisa, cobrou que o governador Mauro Mendes (DEM) sancione a lei aprovada pela Assembleia que proíbe o corte de energia elétrica, por falta de pagamento, durante a quarentena causada pela pandemia do coronavírus (Covid 19).

Segundo Elizeu, o democrata deve seguir o exemplo do governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel (PSC). Isso porque ele sancionou a lei proibindo a suspensão do fornecimento não só de luz, mas de água e gás, por falta de pagamento, enquanto durar a pandemia.

Ocorre que Mauro sinalizou que não pretende sancionar a lei. Em entrevista à TVCA, exibida ao vivo nesta terça (24), lembrou que o assunto é da competência da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que regulamenta o setor, não cabendo ao governador decidir.

“Em Mato Grosso, nós deputados aprovamos a lei, cabendo ao governador Mauro Mendes à sanção, mas ele já declarou não querer sancionar. Parabéns ao governador do Rio de Janeiro por estar ao lado do seu povo e não ao lado dos barões. Exemplo a ser seguido”, postou Elizeu nas redes sociais.

Além da proibição do corte do fornecimento de luz e água por falta de pagamento durante a pandemia Assembleia aprovou outras medidas contra o coronavírus. Entre elas, redução do ICMS para produtos e insumos utilizados no combate à doença, criação de uma bolsa alimentação para pessoas em vulberabilidade social,  proibição de cobrança de taxa de remarcação de viagens durante a vigência do decreto do Estado. No entanto, o governador apontou vicio de iniciativa e sinalizou que nenhuma será sancionada.