sexta-feira, 22 novembro 2024
Início Mato Grosso Escola Matilde trabalha educação ambiental por meio do projeto Horta Escolar

Escola Matilde trabalha educação ambiental por meio do projeto Horta Escolar

0
110

Testemunhar o milagre da vida brotando do chão. Para os 93 alunos, da pré-escola ao 5.º ano, da Escola Municipal Matilde Luiza Zanatta Gomes, localizada no Assentamento Jonas Pinheiro, a horta da escola tem se tornando uma importante sala de aula para lições de educação ambiental.

A Escola Matilde é uma das unidades escolares beneficiadas com o Projeto Horta Escolar, da Sinop Energia. Além de atuar na montagem dos canteiros, a equipe da empresa também está ministrando oficinas de educação ambiental na escola, como a que ensinou a fazer copinhos de jornal para a produção de mudas. A horta possui projeto construtivo executado e fiscalizado por uma equipe de engenheiros das áreas Civil e Agrária, garantindo segurança e praticidade para o cultivo dos alimentos.

Os canteiros de alface, cebolinha, rúcula e tomate ajudam a ensinar ciências e matemática, mas também trabalham outras questões, como responsabilidade, cooperação e partilha. O diretor da unidade, Atílio Oliveira, explica que os alimentos produzidos na unidade serão utilizados na merenda escolar dos alunos, mas nada impede que isso possa proporcionar outras possibilidades de aprendizado, como a comercialização na feira, por exemplo. O gestor lembra ainda que a reciclagem também faz parte das atividades desenvolvidas na escola

O projeto Horta Escolar integra o pacote de ações de compensação pela instalação da Usina Hidrelétrica Sinop (UHE Sinop) e foi viabilizado na Escola Matilde pela parceria entre a Prefeitura de Sorriso, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec), e a Sinop Energia, que contratou a empresa MM Social para a execução do projeto.

Fonte: Prefeitura Sorriso