Sem repasse da Prefeitura, Hospital de Câncer não vai receber novos pacientes

0
114

Desde novembro de 2019 o Hospital de Câncer (Hcan-MT), em Cuiabá, não recebe os repasses municipais, que já somam R$ 6,8 milhões, conforme a administradora da unidade, Sílvia Negri. De acordo com ela, o atraso trouxe consequências para o Hcan-MT, como desfalque no estoque de medicamentos e insumos. Com isso, a partir de segunda (9), os atendimentos à população serão suspensos. 

Conforme Sílvia, o último repasse feito pela gestão municipal foi realizado em novembro do ano passado. O médico hematologista do Hcan, André Crepaldi, explicou que já faltam medicamentos em algumas áreas de atendimento do hospital.

De acordo com ele, 650 pacientes da oncologia adulta já sentem as consequências dos atrasos nos repasses. Ele avaliou que, caso a situação não se normalize nos próximos dias, a crise deve começar a afetar os atendimentos da pediatria.

Com a possível suspensão do funcionamento do Hcan, mais de 2 mil pacientes devem ficar sem acesso à tratamento. Um documento, protocolato em 28 de fevereiro pela administração da unidade, solicitou a intervenção do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT) para que o problema seja resolvido.

Prefeitura responde

Por meio de nota, a secretaria municipal de Saúde informou que por determinação do Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), todos os repassem vão passar por encontro de contas em um plano de aplicação.

De acordo com o posicionamento, a prática é adotada para garantir a lisura e transparência das ações, seguindo diretrizes de um processo de gestão. A Pasta não informou se os valores atrasados serão pagos.