O vereador Airton Callai (PRB) solicitou ao prefeito Luiz Binotti a implantação do sistema “drive-thru”, que em português significa através do carro, para a vacinação de idosos e portadores de doenças crônicas, contra a gripe.
A solicitação foi realizada por meio de ofício protocolado junto ao Gabinete do prefeito e a Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é evitar que as pessoas se desloquem até a unidade de saúde para serem imunizadas.
De acordo com o vereador, a ideia é que o município crie pontos em locais específicos e de fácil acesso e que o idoso seja vacinado dentro do carro, ou em qualquer outro meio de transporte, com o mínimo de risco possível.
A alternativa tem sido utilizada em outros estados, como o Rio de Janeiro e Goiás.
No caso, das pessoas com dificuldade de locomoção, os profissionais da Saúde poderiam ir até a casa do paciente, uma vez que os agentes conhecem os pacientes que necessitam de cuidados especiais.
“Precisamos criar estratégias para garantir que eles sejam imunizados, sem correr o risco de serem contaminados com o novo coronavírus”, ressaltou Callai.
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe começou em todo o Brasil, no dia 23 de março. A antecipação foi necessária para imunizar os grupos de risco e evitar a aglomeração de pessoas.
Em Lucas do Rio Verde, já foram vacinados os profissionais de saúde e atualmente, estão sendo imunizados idosos e portadores de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e outras doenças.
No entanto, os pacientes necessitam se deslocar até a unidade de saúde. O município instalou tendas em alguns postos e está fazendo a aplicação das doses na entrada, a fim de evitar que o idoso entre no posto de saúde.
“A orientação do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado e até do município é para que os idosos não saiam de casa e para evitar a aglomeração de pessoas. Mas, pra vacinar os nossos idosos, teremos que ir contra as principais recomendações?”, questionou o vereador.
Segundo ele, a Secretaria Municipal de Saúde deveria instalar tendas em locais abertos e de fácil acesso, como a Avenida da Mata, para que as pessoas pudessem ser vacinadas, de forma rápida e com menos riscos.
“O que estamos solicitando é que o município crie outra estratégia para que o idoso não necessite ir até a unidade de saúde. As pessoas estão com receio de ir ao posto e muitas não serão vacinadas pelo medo de contaminação com o coronavírus.”
A campanha de vacinação segue até o dia 22 de maio. Em Lucas do Rio Verde, a meta é imunizar aproximadamente 13 mil pessoas.