Uma menina de 3 anos segue internada no Hospital Regional de Sorriso (HRS) desde a semana passada com meningite. A criança foi atendida com sintomas da doença na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), na noite do último dia 22. Ela encontra-se estável.
Segundo a coordenadora de Gestão e Planejamento da Secretaria de Saúde de Sorriso, Cátia Luciano, a menina foi atendida com histórico de febre, dor de cabeça e vômito. Devido à suspeita de meningite – cujo exame confirmatório foi emitido no dia 23 –, a criança foi encaminhada, de imediato, para o HRS, onde ficou em isolamento e recebeu medicação.
Apesar da gravida da doença, a menina teve sintomas leves, e, após 24 horas de medicação, saiu do isolamento, mas segue no Hospital Regional até o término do tratamento com antibiótico.
“Hoje pela manhã, a mãe relata que a criança teve uma melhora clínica importante e não está em isolamento. Todos os sete familiares foram acompanhados, dos quais seis tiveram contato direto e permanente coma a menina foram medicados com antibióticos para evitar que algum deles desenvolva a doença”, informou sobre a profilaxia, que é um conjunto de medidas utilizadas com a finalidade de impedir ou diminuir o risco de transmissão da doença.
Nenhum dos familiares apresentou sintomas. A criança, apesar de vacinada, contraiu a doença, uma vez que a imunização só protege de alguns tipos de patógenos. “A criança era vacinada, mas desenvolveu os sintomas e foi atendida a tempo, o que evitou sequelas, uma das principais preocupações”.
Texto: Luana Rodrigues/Portal Sorriso