Sinop autoriza reabertura do comércio, academias e igrejas

0
125

A prefeita de Sinop Rosana Martinelli (PL) baixou novo decreto, na quarta-feira (22), autorizando a abertura do comércio varejista e atacadista na cidade, além de bares, restaurantes, padarias e conveniências.

Os hotéis, academias, feiras livres e igrejas também podem reabrir. Também fica permitido o funcionamento de empresas da construção civil, borracharias e oficinas de manutenção de veículos.

O comércio na cidade estava proibido de funcionar desde o dia 14 por determinação do Tribunal de Justiça.

No novo decreto, a prefeita determinou várias medidas sanitárias que os estabelecimentos devem seguir para prevenir a proliferação da Covid-19 (novo coronavírus).
O comércio em geral, por exemplo, deverão ampliar a frequência de limpeza de pisos, corrimãos, superfícies, maçanetas e banheiros; disponibilizar locais com água e sabão para lavar as mãos com frequência para funcionários e clientes, além de álcool 70%.

Deverão, ainda, disponibilizar máscaras para os funcionários e clientes; reduzir a capacidade de atendimento a 50% e manter distância mínima de dois metros quadrados entre pessoas, bem como entre mesas.

Às academias e congêneres ficam adicionadas medidas como: disponibilizar um colaborador para higienização dos equipamentos a cada utilização; não permitir o compartilhamento de equipamentos antes de ser devidamente higienizado e ampliar a higienização aos bebedouros, recomendando aos clientes o uso garrafas próprias.

Além disso, ficam vedadas as aulas coletivas que não se atenham ao distanciamento mínimo entre pessoas, bem como as demais disposições de higienização e utilização de método alternativo de identificação de pessoas, não sendo permitido a identificação por digital.

Já para realização de missas e cultos, além de medidas de limpeza, as igrejas deverão intercalar a utilização de bancos; recomendar a não participação de fiéis com 60 anos ou mais, ou portadores de comorbidades; evitar qualquer contato físico durante as orações, comunhão e coleta de ofertas.

 

Suspensões mantidas

Na Educação, o decreto manteve suspensas até 30 de abril as atividades escolares da rede municipal de ensino, bem como as da rede particular.

Também manteve-se a proibição sobre a concentração/aglomeração e a permanência de pessoas em espaços público e privado de uso coletivo, como parques, praças e pistas de caminhada, em todo o território do Município.

O atendimento ao público em todos os órgãos da administração direta, indireta e autárquica do Município também está suspenso até o dia 30 de abril, podendo ser prorrogado se necessário.

Entretanto, a Secretaria Municipal de Saúde e aos órgãos a ela vinculados continuam trabalhando.