Visita à apicultores marca o início da safra de mel em Sorriso

0
COMPARTILHAMENTOS
6
VISUALIZAÇÕES

Publicações relacionadas

Na manhã desta quinta-feira (14), o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, visitou a propriedade do apicultor Walter Nerecke, produtor sorrisense que está inserido no Programa Vitamel. A visita marca o início da safra de mel em Sorriso que, segundo a coordenadora do programa, Clarice Saueressig, neste ano deve superar as 20 toneladas.

Na oportunidade, o prefeito ressaltou o apoio da Administração a esta atividade extrativista. “Sem dúvida, é uma atividade que agrega renda ao homem do campo, além de permitir que a população tenha acesso a este produto importante na alimentação, com uma série de benefícios diretos à saúde”, destaca o prefeito.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Sama), o Programa Vitamel vem estimulando a atividade no município, tanto entre chacareiros quanto entre os pequenos produtores do Assentamento Jonas Pinheiro e do Projeto Casulo.

Durante a visita, a coordenadora do Vitamel destacou que um dos objetivos do programa é justamente sensibilizar a sociedade sobre a importância de se respeitar as abelhas e promover a convivência pacífica com estes insetos que produzem um alimento riquíssimo, que pode se desdobrar em insumos para a utilização de várias maneiras, com destaque para a promoção da saúde.

Presente na visita, o comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Eraldo das Neves Moura, ressaltou a importância da capacitação realizada pela Prefeitura de Sorriso com a equipe dos bombeiros em relação à captura correta das abelhas. “Antes nós nos deparávamos com uma situação de captura de abelhas e não sabíamos a forma correta de retirar, nem tínhamos o apicultor para receber. Acabávamos soltando em qualquer local e de forma incorreta. Hoje estamos mais conscientes da importância da abelha para a vida e o meio ambiente, e sabemos como preservá-las”, afirma.

Além deste treinamento, a equipe do Vitamel ainda realiza o treinamento prático referente à colheita de mel, auxilia os produtores no plantio de espécies melíferas, acompanhamento de doenças apícolas, auxílio na limpeza de caixas e melhoramento genético de abelhas, acompanhamento na produção do mel e a transferência de caixas de abelhas.

Fonte: Prefeitura Sorriso

Próxima postagem

Discussão sobre isso post

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NAVEGAR POR CATEGORIAS

Welcome Back!

Login to your account below

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Add New Playlist