Atendimento ao cidadão

A coordenadora do CRAS São José, Marlene Holzbach, informa que, somente em abril, o CRAS São José promoveu cerca de mil atendimentos particularizados, que abrangem a inclusão e atualização no Cadastro Único, encaminhamentos ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), concessão de auxílios (natalidade, alimentação, funeral), entre outros serviços. Afora estes atendimentos, no CRAS também são realizadas atividades ligadas ao serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para mais de 100 pessoas, entre idosos, adolescentes e crianças.

O CRAS ainda é ponto de referência para gestantes, que participam de palestras orientativas, visita ao hospital e confecção de enxoval, entre outras atividades para deixar tudo pronto para a chegada do bebê.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, que provoca a Covid-19, este tipo de atividade não vem sendo realizada. Assim como nos outros CRAS do município, o São José oferta ainda cursos que permitem às famílias o aprendizado de atividades que podem contribuir para o incremento da renda familiar, seja com a produção de alimentos ou mesmo de um novo ofício, como o de costureira ou manicure.

Para os adolescentes em busca do primeiro emprego, o CRAS funciona como a porta para ingressar no mundo do trabalho, por meio do projeto Aprendiz Sorriso Legal, que faz a ponte entre os adolescentes e empresas em busca de mão-de-obra. Os adolescentes a partir dos 14 anos passam por formações e contam com o apoio de profissionais para conquistar o sonho da carteira assinada.

“Reformar esta unidade, que foi o primeiro CRAS de Sorriso, é muito gratificante, pois é uma forma de oferecer um atendimento confortável às pessoas que vêm até aqui em aqui para ter acesso a seus direitos enquanto cidadãos e também para participar de atividades que promovem a melhoria das condições de vida de toda a família, sempre com o estímulo ao empreendedorismo, para que cada um seja agente transformador de sua própria história”, destaca a secretária de Assistência Social e primeira-dama do município, Jucélia Ferro.

Quadra poliesportiva 

Também oficialmente entregue ontem (14), a quadra poliesportiva do Cras São José  passou por melhorias, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), e, assim que a pandemia do novo coronavírus passar, poderá ser utilizada pela comunidade.

O local teve a iluminação toda trocada, ganhou pintura em epóxi, levantamento de paredes na lateral e no fundo da quadra, troca de portões, instalação de exaustores para trazer conforto térmico, jardinagem e acessibilidade.

“Antes mesmo da entrega oficial da quadra e também antes da pandemia, o local já estava recebendo aulas de zumba, mobilizando assim a comunidade com a atividade física, que traz reflexos positivos na saúde de maneira global,  tanto a parte física quanto emocional”, destaca o secretário de Esporte e Lazer, Júnior Brandão.

Fonte: Prefeitura Sorriso