Christopher Nolan é conhecido por preferir efeitos práticos ao uso de computação gráfica. Durante as filmagens de Tenet, novo filme do diretor, a produção explodiu um avião de verdade ao invés de usar CGI.
“Planejei fazer a cena com uso de miniaturas, montagens de peças e combinação de efeitos visuais”, Nolan contou à revista Total Film (via GameRadar). “Começamos a fazer os cálculos do preço… ficou aparente que seria mais eficiente comprar um avião de verdade e em tamanho real e gravar a cena do que construir miniaturas ou seguir o caminho do CGI.”
De acordo com Nolan, a equipe descobriu um estoque de aviões antigos enquanto fazia buscas na Califórnia e chamou a compra de “impulsiva”. Robert Pattinson, um dos protagonistas do filme, chamou a estratégia de “tão ousada a ponto de ser ridícula”.
Esta não é a primeira vez que Nolan opta por usar aviões genuínos na produção. Dunkirk teve Spitfires reais e um HA-1112 Buchón fabricado na Espanha (uma versão licenciada do Messerschmitt Bf 109). Porém, apesar dos rumores de que Nolan planejava colidir com um avião antigo durante a produção de Dunkirk, todas as cenas de destruição foram filmadas com réplicas.
Estrelado por John David Washington e Robert Pattinson, Tenet está previsto para estrear nos cinemas no dia 17 de julho de 2020 — apesar do fato de muitas salas estarem fechadas em todo o mundo por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Para mais sobre Tenet, veja o último trailer lançado.
Fonte: MSN