A Secretaria de Saúde de Nova Mutum atualizou para 17 o número de casos testados positivos para o Covid-19. Somente nesta terça-feira, 05 de maio, foram confirmados 09 novos casos, sendo 08 através de critério laboratorial, ou seja, testes rápido imunológicos para covid-19 feitos na rede privada e 01 caso através de exame realizado pelo laboratório central (Lacen/MT). Este último caso é morador de Várzea Grande que esta em viagem a trabalho em Nova Mutum.
Parte destes números de casos registrados nesta terça-feira, 05, estão relacionados a pessoas que tiveram contato direto ou indireto com o homem de 47 anos que faleceu no último domingo, 03 de maio.
Dos nove casos confirmados apenas 01 paciente está hospitalizado, trata-se do paciente morador de Várzea Grande. Seu caso será confirmado nos dados oficiais do município de origem.
A secretária de Saúde, Anke Schwabe afirma que, tanto a Prefeitura quando o Comitê de Enfrentamento ao Novo Coronavírus tratam cada caso com a maior seriedade e transparência possível. “Podem ter certeza que nenhum caso será encoberto, tratamos desse tema com extrema seriedade. Nossa total atenção está em preservar a vida de nossa população”, destaca.
Apesar do cenário de alerta, a secretária de Saúde, Anke Schwabe cita que a maior arma de para combater o covid-19 é o distanciamento, uso de máscaras, cuidado com a higiene e principalmente evitar aglomeração de pessoas. “Se todos nós entendermos a gravidade dessa doença e tomarmos os cuidados necessários, saindo de casa apenas para o necessário vamos quebrar essa curva de casos, por isso fazemos esse alerta”, observa.
Uso Obrigatório de Máscaras
Mato Grosso foi o primeiro estado do país a instituir o uso obrigatório de máscaras. A aplicação de multa aos estabelecimentos privados, em Mato Grosso, que não se adequarem ao uso de máscaras faciais passa a valer a partir desta terça-feira (05.05).
A penalidade está prevista no Decreto 465, do dia 27 de abril. O valor da multa é de R$ 80 por pessoa sem máscara dentro das instalações, seja funcionário ou cliente.
Conforme o Decreto, os estabelecimentos públicos e privados deverão afixar na porta de entrada um aviso com o alerta sobre a obrigatoriedade do uso de máscara facial e a possibilidade de comunicação para retirar do local quem descumprir a norma, com auxílio da Polícia Militar, caso necessário.
Testes Rápidos
Na última quinta-feira, 30 de abril, o prefeito de Nova Mutum, Adriano Pivetta confirmou a compra de mil testes rápidos para covid-19. A aquisição está sendo feita por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através de compra emergencial de legislação instituída nesse período de pandemia.
Com a aquisição será possível rastrear e reforçar o monitoramento de pessoas que tiveram contato com os pacientes infectados. Todos estes testes são reconhecidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).