Por conta da pandemia, muitas pessoas perderam o emprego ou tiveram a renda reduzida por conta da crise gerada devido ao isolamento social imposto como principal estratégia para combater a disseminação do novo coronavírus. Além do distanciamento entre as pessoas, o atual cenário implicou numa mudança de comportamento em vários aspectos. Dois deles são a economia e investimento numa vida mais saudável para melhorar a imunidade e enfrentar uma possível contaminação.
Pensando nesta situação, o # GD reuniu receitas saborosas com partes de alimentos que iriam para o lixo. Os preparos unem economia por aproveitar algo que seria jogado fora e também ajuda a melhorar a saúde, pois são partes com importantes nutrientes que seriam desperdiçados.
Conforme explica o chef de cozinha Reginaldo Portugal, muito desse desperdício ocorre pela falta de conhecimento das pessoas em aproveitar partes não convencionais dos alimentos. “Não temos o costume de usar todas as partes do alimento e acabamos considerando resto o que é rico em nutrientes”.
A nutricionista Camila Delgado esclarece que quanto mais superficial, como as folhas, menos nutrientes têm. “ Quando você tem caule e raízes e aproveita isso, acaba tendo a melhor parte do alimento. A mais nutritiva”, pontua. Confira algumas sugestões de preparos nutritivos e econômicos.
Bolo de casca de banana
A casca da banana é rica em antioxidantes e potássio, tem muitas fibras que são boas para o funcionamento do intestino. É rica em fitoesteróis, importantes aliados na redução do colesterol e prevenção de doenças cardiovasculares, tem vitamina C que previne o evelhecimento.
Ela também ajuda no emagrecimento, quando consumida em forma de farinha, pois tem poucas calorias e bastante fibra. Propriedades antioxidantes auxiliam ainda no combate ao câncer, problemas no coração e artrite. Também protege a visão.
Receita
4 cascas de banana madura
4 ovos
2 xícaras (chá) de açúcar
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícaras (chá) de óleo
2 colheres (sopa) de manteiga
1 xícaras (chá) de leite
2 colheres de fermento em pó
Canela para polvilhar
Misture a casca com os ingredientes molhados no liquidificador. Depois coloco em uma tigela e misture com os itens secos. Polvilhe canela e asse em forma média.
Talos das hortaliças
A parte contêm teores de polifenóis mais altos que a parte que costuma ser consumida. Vale aproveitá-los de diferentes formas. O talo de agrião tem sabor picante pode acompanhar carnes ou ser recheio de bolinhos e pastel. Já os talos de brócolis e de couve podem rechear pizza ou pastel ou serem preparados como purê ou creme.
Bolinho de talo de agrião
½ xícara de talos de agrião cortados em rodelas
2 ovos
5 colheres de sopa de farinha de trigo
½ cebola média
Sal a gosto
Misture todos os ingredientes em uma tigela, e frite em óleo quente, em pequenas porções de cada vez.
Casca e semente de abóbora
A casca de abóbora é rica em fibras e vitamina C. Para consumir essa parte do alimento, é preciso ferver bem antes. Uma alternativa é usar a casca para enriquecer o arroz e em saladas. A semente é rica em fibras, proteínas, potássio e lipídios. Ela pode acompanhar saladas ou ser consumida como aperitivo.
Doce de casca de abóbora
1 kg de casca de abóbora bem lavadas
1/2 kg de açúcar
1/2 litro de água
cravo e canela em pau
Cozinhar as cascas de abóbora, escorrer e reservar a água. Bater no liquidificador. Fazer uma calda com a água, o açúcar, o cravo e a canela. Acrescentar a massa na calda e mexer, de vez em quando, com o fogo baixo, até soltar do fundo da panela. Se não quiser o doce cremoso, corte as cascas em tirinhas.
Folha de beterraba
Essa parte possui 17 vezes mais vitamina C do que a polpa do vegetal.
Bolinho de folha de beterraba
1 copo (200 ml) de folhas de beterraba cortadas em fatias
5 colheres (sopa) de farinha de trigo ou farinha de aveia
2 colheres (sopa) de água
2 ovos
1 cebola picada em pequenos pedaços
Sal a gosto
Preparo
Bata os ovos e acrescente os demais ingredientes. Se preferir, use um mixer ou um liquidificador. Molde pequenos bolos com as mãos