O UFC 249, realizado neste sábado, em Jacksonville, nos Estados Unidos, vai adotar uma série de medidas para cumprir os protocolos de segurança e evitar a propagação da covid-19. A organização confirmou ao Estado que serão realizadas avaliações médicas diárias, além de testes para covid-19.
Os lutadores escalados para o evento chegaram ao hotel do UFC em Jacksonville na última quarta-feira. No local, eles passaram pela primeira avaliação médica, responderam a um questionário e tiveram a temperatura checada. Depois, foram realizados dois testes – a coleta de swab nasal, para determinar se são portadores ativos, e a de sangue, para checar se existe a presença de anticorpos.
Entre as regras impostas pela organização também está o isolamento de todos os atletas no hotel, distanciamento entre eles e o uso de máscaras em todas as atividades. Nesta sexta-feira, foi realizada a pesagem oficial e encaradas. Atletas, como o brasileiro Ronaldo Jacaré, também optaram por usar luvas.
O UFC organizou as atividades no hotel sem a presença de público e não realizou a pesagem cerimonial, que geralmente acontece após o evento oficial e com a participação dos fãs.
Já no sábado, a organização afirma que vai contar apenas da equipe essencial, composta por atletas, membros da Comissão Atlética da Flórida e profissionais fundamentais para a realização do evento, mas em número reduzido.
Também estarão presentes cerca de 10 jornalistas para cobrir o evento, mas a programação inclui um Media Day virtual na quarta-feira, dia 13. Outros eventos virtuais com a imprensa foram marcados para os dias 11 e 14 de maio, quando atletas dos próximos eventos estarão disponíveis para entrevistas.
Por Estadão